Cultura

Mãe desenvolve projeto inspirado em filha com deficiência auditiva

Atualmente, o grupo Dente de Leite conta com a participação de 45 voluntários

Lúcia Rodrigues Costa é uma professora paraense que desenvolve, desde 2004, projetos para pessoas com deficiência. Segundo Lúcia, a ideia do projeto Dente de Leite surgiu quando sua filha, que é deficiente auditiva, sofreu bullying durante uma apresentação de Libras.

Ela criou o projeto com a ideia de “permitir que as pessoas com deficiência fossem protagonistas de suas histórias por meio da ação cultural”.

O projeto que recebeu o nome de “Dente de Leite” tem atuado na inclusão social e cultural da pessoa com deficiência e sua família, que muitas vezes por questões de preconceito ou limitações financeiras acabam ficando fora da vida social, como podemos ver no relato abaixo.

O nome do “Dente de Leite” teve origem na experiência de Lúcia como professora. Desde que foi criado, o projeto ajudou dezenas de famílias na capital.
“a criança vivia há três anos deitada em uma cama porque a mãe não tinha condições de comprar uma cadeira de rodas, já havia solicitado em muitos lugares, sem sucesso. O caso chegou a nós por meio de um grupo de professores que recebeu uma carta da tia da criança. Fomos visitá-la e por meio
do Projeto conseguimos realizar o sonho dessa menina que era sair de cima da cama” relembra.

Atualmente, o grupo Dente de Leite conta com a participação de 45 voluntários. Juntos eles promovem eventos culturais que atendem não apenas as pessoas com deficiência, mas também suas famílias e a sociedade em geral.

No ano de 2021 o “Dente de Leite” passou a receber apoio do Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria de Cultura, recebendo recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.