Cultura

Máscaras e álcool em gel são doados para profissionais de saúde

Foram entregues 1.080 máscaras e 910 protetores faciais que serão utilizados por profissionais que atuam no Hospital de Campanha do Exército

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou, nesta terça-feira (28), a entrega de cerca de 2 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 150 litros álcool em gel 70% para a Operação Acolhida, coordenada pelo Exército Brasileiro.

O material produzido na UFRR será utilizado no Hospital de Campanha do Exército, montado ao lado do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), bairro 13 de Setembro.

O Hospital de Campanha tem o objetivo de atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus na região. A Área de Proteção de Cuidados integra o Plano Emergencial de Contingência para a Covid-19 e contará inicialmente com 80 leitos, podendo atingir a capacidade de 1.200 leitos.

Entre os EPI’s, foram entregues 1.080 máscaras e 910 protetores faciais contra respingos, conhecidos como Face Shields, confeccionados pelo Curso de Medicina da UFRR. A Face Shield é reutilizável e um equipamento de proteção individual extremamente seguro, de dupla proteção.

Já as máscaras são do tipo PFF2, que se encaixam na categoria de respirador e são descartáveis. “Após serem confeccionadas, as máscaras passam por autoclave pra esterilização”, explica Adriana Moreira, aluna do curso de Medicina.

Também foram doados 150 litros de álcool em gel 70%. O material, escasso no mercado local, é produzido na instituição por uma equipe composta por profissionais do curso de Química, do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat) e da Escola Agrotécnica (EAgro). Os profissionais realizaram controle de qualidade do produto nos laboratórios da UFRR, tanto da matéria-prima, como do produto confeccionado.