Cultura

Mostra exibe seis longas-metragens nacionais

Histórias de comédia, drama e romance fazem parte da seleção de filmes que serão exibidos pela TV Assembleia em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado nesta quarta-feira, 19. A programação conta com seis filmes nacionais. As exibições iniciaram com o filme “Billi Pig” e seguem durante todo o feriado prolongado.

A data é celebrada em homenagem ao dia em que o primeiro cinegrafista e diretor do país, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens em movimento no país, em 1898, na entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

A programação é uma forma de prestigiar o cinema brasileiro e disponibilizar um conteúdo diferenciado ao telespectador, como explicou o diretor de programação da TV Assembleia, Bruno Almeida. “Acredito que dessa forma estamos valorizando as produções nacionais, que pouco têm espaço nos complexos de cinema do Brasil, e mostrar ao público que temos boas histórias no mercado cinematográfico do país.”

Todas as exibições serão feitas às 21h30 no canal aberto 57.3 e na Sky no canal 357.3 Qualquer dúvida basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (95) 98402-2774. 

Programação

Quarta-feira (19) – “Billi Pig”. Dirigido por José Eduardo Belmonte, o filme conta a história da aspirante à atriz Marinalva (Grazi Massafera). Ela começa a ter sonhos e a conversar com seu porco de brinquedo, Billi, que para a surpresa da moça começa a falar de verdade. O porco insiste para que Marivalda se separe do marido Wanderley (Selton Mello), um corretor de seguros falido, para que ela possa alcançar o status que merece. Para tentar manter o casamento e salvar a vida financeira, Wanderley se mete em uma confusão com um padre e um traficante.

Quinta-feira (20) – “Alô Criançada”. O curta-metragem retrata a história de um pai que trabalha com animador de festa e passa a maior parte do tempo como super-herói de várias crianças. No entanto, por causa da rotina não consegue dar atenção ao próprio filho.

Sexta-feira (21) – “País do Desejo” Com direção Paulo Caldas a história gira em torno de Roberta (Maria Padilha), uma famosa pianista de música clássica moradora de Ouro Preto, em Minas Gerais. Enfrentando uma dura batalha contra uma grave doença nos rins ela aceita fazer uma turnê em Recife. Ela desmaia durante um dos concertos e acaba sendo internada numa clínica local. Lá ela conhece o Padre José (Fábio Assunção), um religioso muito ligado aos carentes da região e também irmão dos donos da instituição onde ela está se recuperando. O encontro transforma a vida de Roberta.

Sábado (22) – “Ensolarado”. Este é um curta-metragem roteirizado e dirigido por Ricardo Targino e retrata o gesto humano de dizer adeus com a despedida de uma família.

Domingo (23) – “O Palhaço”.  Selton Mello dirige e protagoniza o longa no papel de Benjamim (Selton Mello), um palhaço que trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José) trazendo a alegria da plateia há anos. No entanto, a vida do palhaço tem estado sem graça para Benjamin e ela passa por uma crise existencial.  

Publicidade