Cultura

Nova coluna assinada por psicólogo fala sobre Saúde e comportamento

O primeiro tema abordado foi ‘Os Motores da Fofoca

Saúde e comportamento é o tema da nova coluna da Folhaweb assinada pelo psicólogo e especialista em dor Marcelo Tito. Semanalmente, o especialista irá abordar um assunto do cotidiano de uma perspectiva técnica. “A ideia é abordar assuntos diferenciados, mesmo com a complexidade da nossa mente, os temas serão sugeridos pelos nossos próprios leitores, sempre abordando como o nosso corpo e mente relacionam-se e interagem” explicou o psicólogo. 

O primeiro tema abordado foi ‘Os Motores da Fofoca’, e pode ser lida na aba ‘colunas’ no site folhabv.com.br. “Talvez você conheça alguém, que constantemente esteja envolvido em conflitos e confusões decorrentes da fofoca. Seja de forma intencional, para atingir a imagem de outra pessoa, ou mesmo em decorrência de comentários inapropriados, que, muitas vezes, ocorrem pela falta de assertividade. No artigo, é possível entender como a linguagem é importante para resolver conflitos” explicou.

Marcelo Tito Costa de Brito é roraimense. Psicólogo clínico e Pós-graduado em Dor e inflamação, Psicologia do trabalho e Segurança Corporativa. Foi atuando na segurança que resolveu estudar psicologia. 

“Quando falamos de segurança logo nos remete a violência e agressão, e não se percebe que existe uma necessidade da desconstrução em um momento conflituoso. Quando atuava na segurança pública, me encantei pela psicologia e percebi que ela está diretamente ligada ao comportamento violento, e pode ajudar a evitar a agressividade e substituir pela assertividade” disse.

O psicólogo é também agente de segurança judiciária – Tribunal Regional Federal da 1a Região. , atuando principalmente nos seguintes temas: segurança institucional, gerenciamento de crise e atendimento. Instrutor dos cursos de Intervenção em Crise, Técnicas de Atendimento e Desconstrução de Conflitos, Formação de instrutores internos.

Os leitores poderão enviar questionamentos e sugestões por meio do email [email protected].