Cultura

O poder do incenso para revigorar a energia da sua casa

Incensos sintéticos podem trazer graves riscos à saúde, por isso a indicação é dar preferência às essências naturais

Acender incensos para liberar uma fumaça perfumada que aromatiza ambientes faz parte de rituais religiosos, de purificação e meditação. Seu uso é mencionado nos textos Bíblicos – afinal, foi até mesmo um dos presentes dos três Reis Magos para o menino Jesus – e é registrado em tempos até mais remotos, como nos cultos aos deuses antigos. Além do contexto religioso e espiritual, este item pode ser utilizado simplesmente para quem deseja perfumar o ambiente e gerar uma sensação de bem-estar. 

Os budistas e hindus utilizam o incenso para auxiliar na meditação e também no encontro espiritual, pois ele permite que a pessoa entre em estado de relaxamento mais facilmente, e auxilia na captação da energia necessária para foco no processo meditativo. 

Para Beatriz Pinho, de 22 anos, dona de uma loja virtual especializada neste produto, “o incenso é muito bom para purificar a casa, principalmente, quando a pessoa está se mudando para uma casa nova, onde havia outros moderadores. É muito importante pois limpa a energia do ambiente, traz uma serie de benefícios”, afirma.


Incensos podem ter caráter espiritual, religioso ou ser usado apenas para proporcionar bem-estar ao ambiente (Foto: Nilzete Franco)

Segundo ela, em casa, o incenso é bem-vindo para trazer harmonia para os cômodos e moradores, a fim de purificar o ambiente e tirar as más energias. Cada tipo de incenso possui uma propriedade que agirá em benefício de algo desejado. Usar em casa não depende somente de sua religião, mas sim de um processo que santifica o local, o que purifica e agrega as vibrações que auxiliarão na harmonia do ambiente e das pessoas que vivem naquela lar. 

Quem busca energizar a casa com o poder das ervas deve tomar cuidado. “A maioria dos incensos que conhecemos, os incensos varetas que são vendidos em farmácias, supermercados por exemplo, não são feitos com ervas, mas com essências sintéticas que não fazem nada além do cheiro. Quando for comprar um incenso, saiba quem fez, como fez e qual é a composição dele. Prefira os bastões de erva”, alerta a Beatriz Pinho.

Confira dica de incensos para usar em casa e seus benefícios:

Lavanda: é calmante, minimiza problemas de sono, reduz ou remove a ansiedade, depressão, irritabilidade e raiva. Vai muito bem em qualquer cômodo da casa e do comércio, mas especialmente em banheiros. 
Jasmim: desperta otimismo, autoconfiança, criatividade, meditação, amor, dinheiro e sonhos. Tantos objetivos permitem que o incenso possa ser queimado nos mais diferentes ambientes da casa. 
Cravo: o aroma provoca crescimento financeiro, promove liberação de estresse, estimula a memoria, a proteção e a purificação. É apropriado, principalmente, para todo local em que o sentimento é de “ambiente tóxico”.
Eucalipto: limpa e estimula a mente, refresca o ambiente, cura e purifica. Ótimo para os momentos de estudo, podendo ser adotado em qualquer lugar da casa.
Arruda: é um dos mais poderosos para rituais de limpeza espiritual do ambiente. Protege e purifica a casa de toda a inveja, mau olhado e as baixas vibrações. O seu aroma afasta as energias negativas auxiliando na autodefesa psíquica.