Cultura

Obra aborda Ditadura militar, povos indígenas e igreja católica na Amazônia

Escrita pelo historiador Jaci Guilherme Vieira, obra terá lançamento nessa sexta-feira (08)

‘Ditadura militar, povos indígenas e igreja católica na Amazônia’ é o título da nova obra do historiador Jaci Guilherme Vieira que terá seu lançamento nessa sexta-feira (08) no Auditório do CCH da Universidade Federal de Roraima a partir das 18h30.

Em suas páginas, o livro aborda a congregação da Consolata e o novo projeto de missão entre os índios de Roraima no período de 1969 a 1999. A pesquisa é resultado de seu pós-doutorado pela Universidade Federal do Pará.

O lançamento contará com exposição fotográfica e palestra do autor. Jaci é autor de mais duas obras ‘Missionários, fazendeiros e índios de Roraima’ e organizador de “O Rio Branco se Enche de História”.

Trata- se de uma história ainda pouco abordada por historiadores que conta a história de lideranças e de pessoas simples que viveram esse período. “A ideia é mostrar como foi à resistência dos povos indígenas nessa região. A Amazônia foi extremamente cobiçada pelos militares, eles foram os primeiros a repensar a estratégia de ocupação na Amazônia e um dos grandes aliados que defendo nesse livro é a Igreja Católica que estabeleceu a região do Surumu como palco de resistência.” explicou.

Jaci Guilherme Vieira

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Roraima. Nos Últimos anos, tem se dedicado a estudar a História da Amazônia do seculo XX, em especial a ditadura militar, a Igreja católica e sua relação com os povos indígenas. Estuda há anos a questão da homologação das terras indígenas em Roraima (Raposa Serra do Sol).

Serviço

Lançamento do Livro

‘Ditadura militar, povos indígenas e igreja católica na Amazônia’

Data: 08 de novembro

Local: CCH – UFRR

Hora: 18h30

Entrada Franca

Publicidade