Cultura

Parada do Orgulho LGBTQIA+ terá transmissão ao vivo

O Grupo DiveRRsidade irá homenagear pessoas e entidades que lutam pela causa em Roraima

A tradicional Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Roraima será realizada no dia 05 de setembro no palco RoraimeIra do Teatro Municipal de Boa Vista com a transmissão por meio de Live e também Ao Vivo pela TV Assembleia, a partir das 15h. Devido a pandemia o evento será realizado por meio de Live, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

A 20ª edição da Parada, coordenada pelo Grupo DiveRRsidade traz como tema: “O vírus da intolerância também tira vidas, use o respeito e a máscara do amor”, abordando a luta da população LGBTQIA+ pelos direitos sociais e a conscientização da sociedade sobre os direitos e deveres no exercício da cidadania, respeito ao outro e tolerância no convívio social.

Além disso, o evento vai chamar a atenção das autoridades governamentais pela falta de políticas mais efetivas de segurança pública, educacional, na saúde e outras áreas, além da aceitação e a autoestima, na saúde mental e do respeito integral das famílias homoafetivas.

18 anos de história

Em 2021, o Grupo DiveRRsidade comemora seus 18 anos de uma história de desafios e conquistas ‘’ de luta em defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+ tendo como objetivo principal de mostrar à sociedade e aos poderes constituídos legislativo, o trabalho que o Grupo DiveRRsidade desenvolve no combate ao preconceito e à discriminação.

Na live, serão destacadas as ações e atividades educativas e de saúde realizadas junto à população LGBTQIA+ e as experiências de projetos em Direitos Humanos junto à sociedade roraimense, com a premiação de pessoas que se destacaram nessa área.

Nesse período foram inúmeras as conquistas, dentre elas o reconhecimento do Grupo DiveRRsidade como de utilidade pública pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima – ALE/RR conforme o DECRETO LEGISLATIVO Nº 056/17 em reconhecimento à seriedade do trabalho que a organização vem desenvolvendo nas atividades realizadas, por meio de parcerias e projetos no âmbito dos governos, seja federal, estadual ou municipal para realização das atividades desenvolvidas..

“No corpo deste histórico destacamos a luta pelos direitos da população LGBTQIA+ em âmbito nacional, estadual e municipal, além da trajetória do surgimento e trabalho do Grupo DiveRRsidade em Roraima. Esperamos assim ampliar o nosso compromisso com a sociedade roraimense em sua diversidade étnico-cultural na construção de um projeto de justiça social, respeito, tolerância e cidadania” informou por meio de nota.

Nessa linha de atuação, o Grupo DiveRRsidade irá destacar a atuação de instituições públicas, parlamentares e empresários eu se destacaram na luta contra a LGBTfobia no estado de Roraima, com a entrega no evento do Prêmio de Direitos Humanos Prof. Dr. Marcos Braga.