Cultura

Praças são opção de lazer para a criançada durante as férias escolares

Os brinquedos instalados em oito praças da cidade estimulam a interação, socialização e a consciência ambiental

#SEMTEMPO

Muita diversão e entretenimento é o que a criançada está encontrando nas praças de Boa Vista onde a Selvinha Amazônica está instalada. As esculturas dos animais típicos da Amazônia são brinquedos diferentes do tradicional. Neles, as crianças exploram, socializam e se divertem. A ideia é proporcionar um novo conceito de brincar, aproximar as crianças dos animais e promover noções de preservação do meio ambiente.

Em Boa Vista, a criançada tem inúmeras opções para se divertir neste período de férias escolares. A Selvinha Amazônica é uma delas. Hoje presente em oito praças da cidade, as esculturas gigantes dos animais típicos da Amazônia são propícias a brincadeiras e interação entre a garotada.

Neste período em que as crianças ficam em casa, as famílias aproveitam estas áreas de lazer para sair da rotina. É o caso da família de Itamara Ribas, 22 anos, que praticamente todos os dias leva os filhos Caique da Silva, de 4 anos, e Estéfane Vitória, de 5, para se distraírem na sucuri da Praça dos Bambus.

“É muito bom e divertido para as crianças. Neste período de férias, as mães trazem as crianças para se distrair e sair um pouco do estresse de casa. Eu amo essa praça. Todos os dias, às 16h, estamos por aqui, até porque o pai deles trabalha aqui por perto”, disse.

As esculturas dos animais típicos da Amazônia são brinquedos diferentes do tradicional. Neles, as crianças exploram, criam situações, socializam e se divertem. A ideia é proporcionar um novo conceito de brincar, aproximar as crianças dos animais e promover noções de preservação do meio ambiente.

O projeto faz parte das diretrizes da política pública de primeira infância do município. A primeira infância é fase que se inicia ainda na gestação e se estende até os seis anos da criança, considerada a etapa mais importante para o desenvolvimento.

Hoje, um dos maiores pontos de diversão da criançada em Boa Vista é a área destinada a essa faixa etária no Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. O local dispõe de tudo um pouco, em um só lugar: playgrounds, fonte interativa, pista de skate, Selvinha Amazônica, pergolado interativo.

Foi neste espaço que a dona de casa, Géssica Horrana, 25 anos, levou os filhos Andressa Menezes, 5 anos, e Alef Pinto, 1 ano, para conhecer as atrações.

“Antigamente não tínhamos muitos lugares para as crianças se divertirem, agora que colocaram [Selvinha Amazônica] ficou muito bom, gostei muito. Minha filha fica o tempo todo pedindo para passear, ir pra praça, porque ela vê na televisão os animais e a gente a trouxe para aproveitar as férias um pouquinho aqui”, disse.

Saiba em quais praças de Boa Vista você encontra a Selvinha Amazônica

No Complexo Ayrton Senna existem duas cenas da Selvinha. Em um ponto é possível encontrar esculturas como tucano, tracajá, jandaia-sol, papagaio, iguana, onça-pintada, sucuri, jacaré-tinga e tamanduá. No outro está um exemplar gigante de um jacaré e seus filhotes.

No Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, foi instalada uma onça-pintada gigante de 13 toneladas e 7 metros de altura acompanhada de dois filhotes.

Na Praça do Mirandinha, no bairro Caçari, há uma iguana gigante que mede 9 metros de altura e pesa 13 toneladas, contendo paredes de escaladas.

A Praça Turística Genésio da Costa Aguiar, no Conjunto Pérola, há duas onças-pintadas, uma de sete metros e a outra com três metros.

A Praça dos Bambus, bairro São Francisco, ganhou uma cobra sucuri com 3,5 metros de altura e 17 metros de comprimento. Esse brinquedo tem escorregador, escada, cordas e uma ponte de madeira.

A Praça Cabos e Soldados, no Caranã, ganhou um jacaré tinga de 25 metros de comprimento e 3 de altura, uma tartaruga com 4,40 metros de comprimento, seis tartarugas filhotes e dois tuiuiús.

A praça principal do Cidade Satélite ganhou dois tamanduás-bandeira de 15 metros de comprimento por 7 de altura. No brinquedo também tem formigueiros gigantes, escadas com grade de proteção e escorregadores.

A Praça do Cruviana II ganhou uma iguana gigante de 3,5 m de altura, 20 metros de comprimento e pesando 20 toneladas. No brinquedo tem paredes de escaladas, passarela com grades de proteção, ponte e escorregadores.