Cultura

Prêmio internacional homenageia chef de culinária regional

Denise Rohnelt, jornalista e gastrônoma de Letras Saborosas, foi uma das homenageadas pela segunda edição do prêmio internacional Amílcar de Azevedo promovido pela Casa de Cultura Amílcar de Azevedo.

O prêmio sintetiza talento,  conhecimento  e valores a serviço do reconhecimento meritocrático como ponto de partida. Denise ganhou o prêmio na categoria ‘’Chef de Cozinha de luz’ por estar contribuindo com a divulgação e promoção da cultura alimentar e gastronomia da Amazônia.  

A Chef tem uma extensa pesquisa sobre culinária amazônica, além de produção de livros, ela divulga receitas e curiosidades sobre o paladar amazônico em sua coluna Letras Saborosas há oito anos, e também na TV Folha.

“Qualquer trabalho em prol da cultura, principalmente, uma premiação por mérito de trabalho e conhecimento, sem recursos públicos ou patrocínios são raros. Elas fazem isso para homenagear e manter viva a cultura” explicou Denise

Além dela, os premiados deste ano foram Adm. Antônio Carlos da Silva, presidente da FIEAM; Pe. Antonio Maria Jansen, sacerdote espiritano, condecorado pela rainha dos Paises Baixos, pelos relevantes serviços missionários na Amazônia; Dr. Robério Braga,  presidente da Academia Amazonense de Letras; Irmã Virgínia Denti,  diretora do Museu do Índio; Abrahim Baze,  jornalista e historiador, membro da Academia Amazonense de Letras; Maestro Carlos Moreira;Profª Irina Glibka, Orquestra Amazonas Filarmônica e a Família de Gouveia Barreto; entre outros, são 15 agraciados.

Amílcar Azevedo 

A carreira de Amílcar Azevedo começou nos anos 80, em bares e restaurantes de Manaus. O artista se apresentou em várias capitais brasileiras como São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro; fez o pré-show para Oswaldo Montenegro.

Reconhecido pelo público, ganhou os palcos nacionais e internacionais. 

Em 2005, o artista representou o Amazonas em Paris, em comemoração ao Ano do Brasil na França, com outros cantores locais. Um dos seus últimos projetos foi o show “Nervos de aço”, onde interpretava junto com Lucilene Castro canções de Lupicínio Rodrigues.

Amílcar Azevedo faleceu em 3 de abril de 2016 aos 57 anos em decorrência de complicações cirúrgicas.