Cultura

Obra retrata como foi construída a identidade Amazônica através de imagens

A obra mostra a ideia de civilização para a Amazônia no final do Império e início da República no Brasil

Já imaginou como se deu e se perpetuou a marginalização das comunidades e povos indígenas da Amazônia no período de 1865 a 1908? E sobretudo a imagem de população exótica e submissa. Esses fatos se encontram no livro “A Ideia de Civilização nas Imagens da Amazônia (1865 – 1908)”, do professor e escritor Maurício Zouein.

A obra desperta a curiosidade de quem está na Amazônia ou longe dela, é para aqueles que desejam entender a exploração humana dissimulada no processo civilizador e seu desinteresse pelas comunidades locais, além de mostrar a pobreza na condição de ser civilizado e o exótico na condição de ser explorado.

Lançado pela Editora Telha, utilizou de fotografias, cartões-postais e álbuns oficiais do Amazonas e Pará entre os anos de 1865 e 1908 para observar o papel das populações indígenas e negras na ideia de civilização proposta por parte destes governos. Para isso, foram analisadas 3.573 imagens, das quais 139 foram selecionadas.

Editora

A Editora Telha é natural do Rio de janeiro e possui um catálogo repleto de debates sobre o contemporâneo. O idealizador, editor, e publisher da Editora telha, Douglas Evangelista, conta que foi a primeira publicação feita do estado de Roraima

“Para nós foi ótimo, foi um encontro incrível, um achado ter contato com o trabalho dele, o material riquíssimo e a experiência foi a melhor possível.  Foi o primeiro passo para privilegiar produções que fujam do eixo Rio São Paulo, do Sudeste e afins.” Afirmou Douglas.

O autor

Maurício Zouein nasceu em São Paulo, mas reside em Roraima desde 1974. Ainda na adolescência, serviu ao exército onde teve o primeiro contato com povos e comunidades indígenas. Assim que saiu do exército, trabalhou na Comissão de Criação do Parque Yanomami (CCPY), onde conheceu a fotógrafa Claudia Andújar, adquirindo conhecimento através do convívio e trabalho.

Com um currículo rico, nutrido por sua paixão pelo conhecimento, ele é Bacharel em Comunicação Social (Universidade Federal de Roraima UFRR), Mestre em Psicologia (Universidade Católica de Brasília UCB), Doutor em História Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ e está concluindo o Pós-doutoramento na Universidade Nacional do Uruguay e coordeno o Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Tecnologia / linha de pesquisa Visualidades Amazônicas/ CNPq e o Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS). E por fim, desenvolveu e participou de projetos na IMAM-UFRJ, PPGCOM-UFRR/CNP e concluiu cursos na University of London (UK), MoMA NYC nos Estados Unidos, aonde seu interesse voltou-se para as visualidades amazônicas que incorporam a pintura, gravura e fotografia.

Encontro

Para os interessados em ganhar um autografo e conversar com o autor, haverá uma sessão especial na Livraria Boa Vista, no Roraima Garden Shopping, no fim da tarde do dia 13 de agosto.

O livro está disponível no site da Editor Telha e no site da Amazon.


Primeiro postal do Brasil (Foto: Divulgação)