Cultura

Professor lança livros infantis para desenvolver consciência ambiental

Obras estimulam o pensamento crítico das crianças a partir da imaginação

Roraima é um dos estados com maior biodiversidade do mundo, com uma multiplicidade de fauna e flora a perder de vista. Além disso, a posição geográfica oferece um contato direto com a natureza. Para o biólogo e escritor Ronaldo Carvalho, falar de preservação ambiental com as crianças deve ser papel do professor. 

Para incentivar as próximas gerações a serem conscientes e responsáveis, ele lançou de forma independente quatro obras com linguagem infanto-juvenil.“A indiazinha Yasmim”, “Serra Pequena”, “A Galinha Pena”, “O tucano” são os títulos da nova coleção ‘Tia Beny’ de livros roraimenses dedicados às crianças. 

Com temáticas ambientais, as obras tem como proposta de despertar nos pequenos a reflexão sobre os animais e a importância de preservar o meio ambiente. Os quatro livros contam com ilustrações de Wellington da Costa Pimentel.

“Criei os personagens de acordo com a minha vivência, são animais regionais que fazem parte da nossa história que estão cada vez mais raros, entrando na lista de animais extintos. Essas historinhas são capazes de desenvolver nas crianças a responsabilidade com o meio ambiente desde muito cedo”.

Em cada história, os personagens estimulam o pensamento crítico a partir da imaginação de cada um. “As histórias de ficção têm grande potencial de instigar nas crianças – e também nos adultos que leem com elas – até mesmo quando estão em fase de aprendizado. Mesmo a criança que ainda não sabe ler e escrever, ela consegue compreender a história, quem são as personagens e a mensagem da obra. Esses livros tem como missão trabalhar a alfabetização e combater esse número alarmante de analfabetos no país que ultrapassa os 9 milhões” disse.

Professor há mais de 40 anos, ele conta que lecionar é a sua verdadeira paixão. Atualmente é dono de uma escola particular que atende mais de 100 crianças “É a profissão que me deu a razão de viver e com que pude dar o sustento da minha família, sem falar que fez com que buscasse me aprimorar e nunca parasse de estudar” relatou.  

Cada livro pode ser adquirido no valor de R$5,00 no Sociedade da Criança localizado Rua João de Alencar, 1418 – Aeroporto. Ou pelo telefone 991718078.