Cultura

Professora cria espaço de literatura para crianças e adultos

Com sala de literatura e sala de leitor, o local oferece livros de educação infantil e adulta para visitantes

A professora mestra Maria Celina de Assis de 56 anos é idealizadora e coordenadora do Espaço Saber, criado para ser um espaço plural onde as mais diversas frentes culturais possam estar presentes.

Localizado no bairro Tancredo Neves, os visitantes têm acesso a uma biblioteca com um acervo de literatura infantil, juvenil e adulta, com acomodações que oferecem ao público desfrutar de forma solitária ou compartilhada uma boa leitura. Dentro do acervo, existem títulos que vão do clássico ao contemporâneo, nas três modalidades de atendimento. 

O Espaço Saber ainda está composto por uma biblioteca para Formação de Professores disponibilizando também uma diversidade de títulos que atendem muito bem quem está no exercício da escrita, seja na construção do Tcc, na Dissertação ou em um Doutorado, títulos que vão da Educação Infantil a Educação Superior. 

“A minha idealização desse espaço foi no intuito de receber além dos pesquisadores, os acadêmicos de Pedagogia através de suas instituições e docentes, sobretudo para aqueles que se iniciam nessa importante formação, transformando esse Espaço numa espécie de Laboratório para a formação do professor, leitor e pesquisador” explica Celina.

Segundo ela, usando um outro dito popular: “De pequenino é que se torce o pepino “fica o convite para que os professores possam dar vida ao espaço que recebeu de Sala de Professor. “A ideia é transformar o que está ali quieto em uma dinâmica de compartilhar saberes”, ressalta.


Maria Celina de Assis de 56 anos é idealizadora e coordenadora do Espaço Saber (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A sala de literatura traz junto consigo a música e as artes cênicas. Por entender dessa forma o Espaço saber tem um palco que pode ser utilizado para realização de Saraus, contação de histórias, apresentações musicais e cênicas entre outros. “Esse palco recebeu o nome de “Frederico o Cantor das Multidões”. Ironicamente está em um espaço que não pode receber multidões, o espaço é  um lugar perfeito para lançamentos de livros. Lá o autor pode receber seus convidados inclusive oferecendo coquetel pois contamos com uma pequena cantina que pode servir de apoio para esse momento” explica a coordenadora.

Com menos de dois meses aberto o local busca aumentar seu número de visitantes.

“Nesse nosso começo, conto com um pequeno grupo de crianças não mais que dez. Com relação a voluntários, têm um pequeno grupo amigos dos filhos, familiares que me auxiliam nos afazeres do Saber, no entanto com o passar do tempo e o reconhecimento da comunidade estamos aguardando que nos chegue, voluntários acadêmicos ou pessoas apaixonadas por ler, tenho tentado buscar esses voluntários que ao mesmo tempo serão formados mediadores de leitura” exemplifica.

A professora Celina é apaixonada pela leitura desde sua infância. “Minha relação com os livros nasceu exatamente em 1974 quando ainda criança, fui pela primeira vez para Escola. me tornei docente e ministrei aulas por 22 anos na Educação Básica  na Alfabetização de crianças, jovens e adultos e formação de professores as Rodas de leitura , contação de histórias e visitas as bibliotecas existente dentro e fora da escola sempre fizeram parte do meu cotidiano docente” relembra.

Ela explica que a leitura pode influenciar na vida das crianças e de qualquer leitor. “É uma forma de desenvolver afetividade entre quem lê e quem escuta , dentro do contexto escola é de fundamental importância pois ajuda em um rendimento escolar bem sucedido, na vida de crianças é respeitar o direito de ser um cidadão consciente e crítico. No Brasil fomentar e apoiar a causa da leitura é um ato de amor “ finaliza.

O Espaço Saber está localizado na Rua João Evangelista Pereira de Melo, 376 – Tancredo Neves.

Por Raísa Carvalho