Cultura

Programação cultural aborda Música dos Povos Originários do Brasil

Apresentações terão cantos, danças e instrumentos de cordas, sopro e percussão

O tema “A Música dos Povos Originários do Brasil” será apresentado por meio de quatro circuitos, com dois grupos diferentes em cada, mostrando um pouco da diversidade musical e estética dos povos indígenas. 

As apresentações ocorrem em Boa Vista entre os dias 7 e 10 de agosto, na Sede Administrativa do Sesc – centro.

Os circuitos são compostos pelos grupos tradicionais: Teko Guarani, do povo Mbyá-Guarani (RS) e Nóg gã, Kaingang (RS); Dzubucuá, do povo Kariri-Xocó (AL) e Memória Fulni-ô, Fulni-ô (PE); Opok Pyhokop, do povo Karitiana (RO) e Wagôh Pakob, do Paiter Surui (RO); e pelo grupo Wiyae que reúne os trabalhos da artista indígena Djuena Tikuna (AM) e da cantora e pesquisadora Magda Pucci (SP) do grupo Mawaca.

Música dos Povos Originários do Brasil

A Música dos Povos Originários do Brasil será apresentado por meio de quatro circuitos, com dois grupos diferentes em cada, mostrando um pouco da diversidade das manifestações sonoras indígenas, presentes em ritos e festejos. Com cantos, danças e instrumentos de cordas, sopro e percussão, três circuitos trazem grupos tradicionais, apresentando suastradições culturais e cotidiano das aldeias. 

Confira a programação completa:

Espetáculo Musical: Grupo Dzubucuá Do Povo Kariri-Xocó (AL)

Dia: 07/08/2019 

Sinopse:  Os Kariri-Xocó vivem na região do Baixo São Francisco em Alagoas e, em 2010, somavam cerca de 2000 indivíduos. Música tradicional dos Kariri-Xocó, o toré é um ritual indígena mágico-espiritual que envolve performance corporal e música.

Espetáculo Musical: Grupo Memória Fulni-Ô Do Povo Fulni-Ô (PE)

Dia: 07/08/2019 

Sinopse: As músicas tradicionais do povo fulni-ô são o toré e a cafurna. O Toré é um ritual sagrado, cântico coletivo vocalizado sem letra, sendo o único canto que usa instrumentos de sopro junto à percussão e que, segundo seus praticantes, é o mais antigo dos Fulni-ô.

Espetáculo Musical: Grupo Wagôh Pakob Do Povo Paiter Surui (RO)

Dia: 08/08/2019

Sinopse: Os Paiter Surui vivem em Rondônia, na terra indígena Sete de Setembro é constituído atualmente por uma população de aproximadamente de 1500 pessoas pertencentes às linhagens clânicas: Gãmeb (marimbondo preto), Gãpgir (marimbondo amarelo), Makor (taboca) e Kaban (fruta azeda mirindiba). 

Espetáculo Musical:  Grupo Opok Pyhokop Do Povo Karitiana (RO)

Dia: 08/08/2019

Sinopse: A música tradicional do povo Karitiana é fortemente relacionada ao sagrado. Os anciãos são enfáticos nas orientações sobre a execução dos cânticos de proteção e de aplicação de remédios pelo pajé, que, por exemplo, devem ser cantados sempre da mesma forma e sem os instrumentos de sopro.

Espetáculo Musical:  Grupo Teko Guarani Do Povo Mbyá-Guarani (RS)

Dia: 09/08/2019

Sinopse: o Grupo Teko Guarani está localizado na Aldeia Tekoa Anhetenguá na Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, onde vivem 16 famílias Mbyá-Guarani.  É um coral infantojuvenil que tem por característica a força e o brilho vocal. Utilizam o mbaraká (violão) com cinco cordas, cada corda representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim.

Espetáculo Musical: Grupo Nóg Gã Do Povo Kaingang (RS)

Entrada: 1(um) kg de alimento não perecível

Classificação: Livre

Sinopse: O Grupo é composto por indígenas de diversas aldeias Kaingang da região de São Leopoldo no Rio Grande do Sul. Os Kaingangs habitam o Sul e Sudeste do Brasil há séculos. A população é composta atualmente por, aproximadamente, 30 mil pessoas que habitam cerca de 30 diferentes áreas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Através das pinturas corporais, utilizando linhas e/ou formas circulares, é possível identificar quem são os Kamé (marcas compridas) e os Kairú (marcas arredondadas).

Espetáculo Musical: Grupo Wiyae

Dia: 10/08/2019

Sinopse: O grupo Wiyae, que significa canto na língua Tikuna, foi criado especialmente para o projeto Sonora Brasil. No repertório, além de músicas do povo Tikuna, estão composições próprias e músicas de outros povos indígenas recolhidos em pesquisas, que serão apresentadas a partir de recriações e arranjos artísticos.