Cultura

Programação do Dia da Juventude será realizada pela 1ª vez em RR

A organização do evento é do Núcleo Boa Vista dos Engenheiros Sem Fronteiras (ESF-BV) e será realizado nos dias 13 e 16

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 8h55

Instituída por meio de resolução das Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Juventude celebra a união de ideias para melhorar a qualidade de vida da população, por meio do engajamento dos jovens. A data terá pela primeira vez uma programação especial em Roraima, graças ao Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Boa Vista (ESF-BV).

A data foi criada em 1999 como uma celebração anual do papel dos jovens para gerar mudanças positivas e também aumentar a conscientização sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial. Em Roraima, as atividades serão realizadas na terça-feira, 13, e na sexta-feira, 16.

“A cada ano, a ONU lança um tema em específico e convida a todos para realizarem atividades, eventos e projetos em torno da juventude”, destaca Rodrigo Ávila, engenheiro civil e representante local do evento.

Confirme Ávila, a programação no Brasil teve início no último dia 6, com várias discussões a respeito do protagonismo dos jovens na transformação do meio onde vivem. 

“Vamos ouvir jovens, crianças e adolescentes, para ter uma visão de cada uma dessas pessoas sobre os problemas cotidianos da nossa cidade. Queremos saber a opinião deles e o que pode ser feito para melhorar a nossa qualidade de vida”, completou o engenheiro.

O engenheiro civil e arquiteto urbanista Rodrigo Ávila está à frente da programação em Roraima (Foto: Divulgação/ESF BV)

ESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES – A programação do Dia da Juventude em Roraima, segundo o representante local do evento, será realizada da seguinte forma:

Na terça-feira, dia 13, as atividades ocorrerão no Centro Universitário Estácio da Amazônia, situado no bairro União, no horário noturno. E na sexta-feira, 16, as discussões serão no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima, bairro Aeroporto, também pela noite.

“A formulação de políticas públicas é a expectativa do nosso trabalho. A intenção é gerar um documento que possa estar sendo repassado para as autoridades públicas, dizendo qual é o anseio das crianças e dos jovens. Em resumo, nós esperamos um amplo debate que possa resultar em ideias que ajudem na resolução dos problemas do cotidiano”, pontuou Ávila.

Outras informações sobre a programação podem ser obtidas por meio do contato 99112 6832 (Whatsapp), ou pelas redes sociais Instagram (esf_boavista) e Facebook.

“A organização do evento está tutelada com as faculdades de tecnologia. Isso inclui os mestres em arquitetura, engenharias civil e elétrica, mas ele também é aberto para todos os públicos, sejam eles profissionais de direito, nutrição, medicina, ou seja, quem quiser participar e contribuir com as discussões pode participar”, relembrou. (M.L.)

O Núcleo Boa Vista do Engenheiros Sem Fronteiras tem promovido uma série de atividades relacionadas à resolução dos problemas das cidades junto com a juventude (Foto: Divulgação/ESF BV)

SERVIÇO

DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

REALIZAÇÃO: Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Boa Vista (ESF-BV)

DATAS: 13 e 16 de Agosto

LOCAIS: Centro Universitário Estácio da Amazônia (Dia 13) e Universidade Federal de Roraima (Dia 16)

INFORMAÇÕES: 99112 6832 (Whatsapp), Instagram (esf_boavista) e Facebook.  

*A matéria foi atualizada com correção nos locais onde ocorrerão as atividades, conforme solicitada pela organização do evento.