Cultura

Projeto cultural incentiva leitura de livros regionais 

Incentivar a leitura de livros regionais entre  jovens estudantes. Essa é a proposta do projeto Literatura a Caminho que promove durante todo o ano encontros entre escritores de Roraima e alunos de Ensino Médio. O primeiro encontro será com o escritor Marcelo Perez,  nessa terça-feira, 4, às 10 horas, no Colégio Militarizado Professora Maria dos Prazeres Mota, no bairro Santa Tereza.

Além do momento de interação entre o escritor e os estudantes, o projeto sorteará livros de ficção entre os alunos envolvidos e doará obras literárias de autores locais para a sala de leitura das escolas participantes. “Os frutos do projeto ficarão para além do encontro: esperamos que os livros sorteados entre os alunos e doados às salas de leitura cheguem às mãos de um grande número de leitores, até mesmo fora da escola”, disse o coordenador do projeto, escritor Aldenor Pimentel.

Além do Colégio Maria dos Prazeres Mota, até novembro deste ano, devem receber o projeto as escolas América Sarmento, Mário David Andreazza, Jesus Nazareno, Maria das Neves Rezende, Elza Breves Carvalho, José de Alencar, de Rorainópolis, e Padre José Monticone, de Mucajaí. Ao todo, a estimativa é atingir mais de 500 estudantes.

O projeto é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa Aldenor Pimentel e foi o único de Roraima selecionado no edital 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. Além do Instituto Itaú Cultural, apoiam o projeto a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), a locadora de veículos Europcar e o Sesc-RR.

Rumos – Criado em 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual. É um dos primeiros editais públicos para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Os projetos abrangem um universo que engloba desde música, artes visuais, artes cênicas, literatura e audiovisual até arquitetura, moda, design e gastronomia, entre outros campos.

O escritor – Nascido no Rio de Janeiro, Marcelo Perez é escritor e professor. Publicou as obras ‘Ainda se estivesse faltando pedaços’ (2015) e ‘O desgaste do tempo nos dentes e outras histórias’ (2017). Desde 2012, é editor, diagramador e designer do fanzine literário ‘Receita no Verso’. Contemplado com a Bolsa Fundação Biblioteca Nacional/Funarte de Criação Literária, pretende lançar livro de contos ainda em 2019. Mantém o blog Sextas Crônicas (www.sextascronicas2008.blogspot.com).

Espaço – O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, criado em 2015. O Espaço Harmonia e Ritmo fica no bairro Nova Canaã, em Boa Vista, e mantém ainda a Sala de Dança Isabel Santos. Na área da literatura, o Espaço Cultural realizou, desde sua criação, atividades como festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.