Cultura

Projeto de incentivo à leitura pretende retomar atividades em 2020

Em 2019 foram realizados encontros entre oito escritores de Roraima e estudantes

#SemTempo? Confira o resumo da matéria:

Com objetivo de despertar o interesse de crianças e jovens pela leitura, o Espaço Cultural Harmonia e Ritmo desenvolve o projeto Leitura a Caminho, que em 2019 alcançou mais de mil leitores promovendo o encontro desse público com oito escritores locais. Agora, a coordenação do projeto busca recursos para continuar as atividades em 2020.


O projeto Literatura a Caminho atingiu 1.328 crianças e adolescentes de Roraima com ações de incentivo à leitura, em 2019. Para este ano, há pelo menos um encontro previsto. O projeto é realizado pelo Espaço de Leitura e Pesquisa Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo.

Em 2019 foram realizados encontros entre oito escritores de Roraima e estudantes de Ensino Médio e crianças carentes. Além do momento de interação com esses autores, o projeto sorteou livros de ficção entre os alunos e doou obras literárias de escritores locais para a sala de leitura ou a biblioteca das escolas participantes. Antes do encontro, os professores das escolas envolvidas no projeto trabalharam em sala de aula com seus alunos a vida e a obra de um escritor de Roraima.

Foram visitadas nove instituições de quatro municípios (Boa Vista, Cantá, Mucajaí e Rorainópolis), sendo as escolas estaduais Maria dos Prazeres Mota, José de Alencar, Padre José Monticone, Jesus Nazareno, Maria das Neves, Elza Breves de Carvalho, América Sarmento, Barbosa de Alencar e a Organização Não Governamental Lar Fabiano de Cristo (Unidade Casa de Timóteo). Todos os bairros de Boa Vista, beneficiados pelo projeto, ficam na Zona Oeste da cidade.

O projeto Literatura a Caminho foi o único de Roraima selecionado no edital 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. Além do Instituto Itaú Cultural, apoiaram o projeto em 2019 a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), a locadora de veículos Europcar e o Sesc-RR.

Participaram do projeto os escritores Marcelo Perez, Aldenor Pimentel, Simão Farias, Bruno Garmatz, Lindomar Bach, Edgar Borges, José Vilela e Marcela Marques Monteiro. O vídeo institucional do projeto pode ser visto no link. 

“Com o fim do apoio financeiro proveniente da aprovação no edital do Rumos Itaú Cultural, precisamos de novos apoiadores para viabilizar a realização do projeto de forma cada vez mais abrangente. Pelo menos um encontro será realizado neste ano. Estamos confiantes”, declarou o coordenador do projeto, escritor Aldenor Pimentel. Os interessados podem contatar a equipe do projeto pelo telefone (95) 98801-2134 ou pelo e-mail [email protected].