Cultura

Projeto faz ensaio fotográfico em alusão a Visibilidade Trans

Ensaio fotográfico é em alusão ao Dia da Visibilidade TRANS, que acontece no próximo dia 29 de janeiro

A partir dessa quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, em alusão ao Dia da Visibilidade TRANS, que acontece no próximo dia 29/01, a ATERR, Associação de Travestis e Transexuais de RR publicará em suas redes sociais (@aterr_trans no Instagram e www.facebook.com/transderr) uma série de fotografia inéditas.

As imagens são fruto do projeto ‘Ensaios de Visibilidade’, proposto pela professora Elimacuxi, do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR)

“O projeto Ensaios de Visibilidade é uma ação de extensão do Curso de Artes Visuais envolvendo estudantes de diversos cursos. A ação prevê a realização de ensaios fotográficos e divulgação de imagens para quebrar estereótipos que marcam a população Travesti e Transexual” explicou a professora e fotógrafa Elimacuxi, que coordena o projeto.

Ela conta que desde 2015, quinze pessoas, entre travestis, homens e mulheres TRANS de Roraima já foram fotografadas para o projeto.

“ A parceria entre o Curso de Artes e a ATERR tem como objetivo principal o aumento da visibilidade das pessoas Trans, buscando novas formas de apresentá-las à sociedade com intenção de lutar contra os preconceitos. A publicação das primeiras imagens ocorreu em 2015 e gerou uma série de cartões postais que tiveram a venda revertida para a Associação. A visibilidade positiva diminui o estranhamento e a rejeição e é importante como celebração da vida e dos direitos humanos de todas as pessoas” disse.

Segundo Eli, a proposta é quebrar os preconceitos que até hoje marcam a forma pela qual a população LGBT é tratada pela sociedade. 


“Infelizmente, até hoje, a imagem de travestis, mulheres e homens trans recebe grande visibilidade negativa, relacionada com crimes, violência e prostituição. O projeto quer ressaltar que essas pessoas têm beleza, alegria, família, profissão, autoestima e que merecem ser tratadas com dignidade e respeito” finalizou.

As fotos e o making of podem ser conferidos em publicações diárias que acontecerão até o dia 29/01 pelas redes sociais da ATERR.