Cultura

Projeto leva escritor de Roraima para encontro com estudantes

Nascido em Guiratinga (MT), José Vilela é jornalista e autor de mais de dez livros ficcionais 

O projeto Literatura a Caminho promoverá no dia 21 de outubro o encontro do escritor José Vilela com alunos do Colégio Militarizado Elza Breves de Carvalho, no bairro Laura Moreira, antigo Conjunto Cidadão. Esta será a quarta unidade escolar visitada pelo projeto, que ao todo atinge oito escolas estaduais de Ensino Médio de Boa Vista, Mucajaí e Rorainópolis.

“Parece um projeto simples, mas é transformador, até mesmo para quem está à frente dele. Os alunos também têm nos ensinado muito. Cada encontro é uma aula, para todos”, avalia o escritor Aldenor Pimentel, coordenador da iniciativa.

Além do momento de interação entre autor e estudantes, o projeto sorteia livros de ficção entre os alunos e doa obras literárias de escritores locais para a sala de leitura ou a biblioteca das escolas participantes. Antes do encontro, os professores da escola envolvidos no projeto trabalham em sala de aula com seus alunos a vida e a obra de um escritor de Roraima.

As escolas participantes do projeto são: Maria dos Prazeres Mota, América Sarmento, Mário David Andreazza, Jesus Nazareno, Maria das Neves Rezende, Elza Breves de Carvalho; José de Alencar e Padre José Monticone. Ao todo, a previsão é atingir mais de mil estudantes até o fim deste ano. No total, são oito escritores envolvidos no projeto, um para cada escola.

O Literatura a Caminho é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa Aldenor Pimentel e foi o único de Roraima selecionado no edital 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. Além do Instituto Itaú Cultural, apoiam o projeto a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), a locadora de veículos Europcar e o Sesc-RR.

O autor – Nascido em Guiratinga (MT), José Vilela é jornalista e autor de mais de dez livros ficcionais, publicados desde a década de 80. Seu romance Os Bravos de Oixi: Índios em Luta pela Vida (1994) foi traduzido para o Italiano. Seu livro O Guru da Floresta (2013) foi referência no Vestibular 2016 da UFRR.

Rumos – Criado em 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual. É um dos primeiros editais públicos para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Os projetos abrangem um universo que engloba desde música, artes visuais, artes cênicas, literatura e audiovisual até arquitetura, moda, design e gastronomia, entre outros campos.