Cultura

Projeto leva escritora roraimense à escola no Pintolândia

lém do momento de interação entre autor e estudantes, o projeto sorteia livros de ficção entre os alunos e doa obras literárias de escritores locais

O projeto Literatura a Caminho promoverá na sexta-feira, 8 de novembro, encontro da escritora Marcela Marques Monteiro com alunos da Escola Estadual América Sarmento Ribeiro, no bairro Pintolândia. Realizado pelo Espaço de Leitura e Pesquisa Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, o projeto realizará até o fim de 2019 encontros em oito escolas estaduais de Ensino Médio de Boa Vista, Mucajaí e Rorainópolis.

Além do momento de interação entre autor e estudantes, o projeto sorteia livros de ficção entre os alunos e doa obras literárias de escritores locais para a sala de leitura ou a biblioteca das escolas participantes. Antes do encontro, os professores da escola envolvidos no projeto trabalham em sala de aula com seus alunos a vida e a obra de um escritor de Roraima.

As escolas participantes do projeto são: Maria dos Prazeres Mota, América Sarmento Ribeiro, Mário David Andreazza, Jesus Nazareno, Maria das Neves Rezende, Elza Breves de Carvalho, José de Alencar e Padre José Monticone. Ao todo, a previsão é atingir mais de mil estudantes até o fim deste ano. No total, são oito escritores envolvidos no projeto, um para cada escola.

O projeto Literatura a Caminho foi o único de Roraima selecionado no edital 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. Além do Instituto Itaú Cultural, apoiam o projeto a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), a locadora de veículos Europcar e o Sesc-RR.

A autora – Natural de Boa Vista, Marcela Marques Monteiro é graduada em Letras, pela UFRR, mestre e doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ, e autora do livro Inia: uma aventura amazônica. Na história, uma jovem dos Estados Unidos junta-se a amigos brasileiros na escolada ao Monte Roraima. Ao longo da travessia, ela tem sonhos com um misterioso lago e um boto-cor-de-rosa e mergulha no fantástico mundo das lendas e dos mitos amazônicos.

Rumos – Criado em 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual. É um dos primeiros editais públicos para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Os projetos abrangem um universo que engloba desde música, artes visuais, artes cênicas, literatura e audiovisual até arquitetura, moda, design e gastronomia, entre outros campos.

…