PUBLICIDADE
AETE REGIONAL
Projeto leva escritores de RR a escolas de Mucajaí e Boa Vista
Evento acontece dia 21 deste mês na escola Padre José Monticone, em Mucajaí; já no dia 22 o encontro acontece na escola Jesus Nazareno, em Boa Vista
Por Folha Web
Em 20/08/2019 às 00:07
O escritor Bruno Gamartz vai conversar com alunos da escola Jesus Nazareno em Boa Vista (Foto Arquivo Folha)

O projeto ‘Literatura a Caminho’ vai realizar encontros de escritores de Roraima com alunos de duas escolas de ensino médio da rede estadual nesta semana, nos dias 21 e 22 de agosto. Os encontros serão com os autores Simão Farias Almeida e Bruno Garmatz, respectivamente, nas escolas Padre José Monticone, de Mucajaí, e Jesus Nazareno, de Boa Vista.

Além do momento de interação entre autor e estudantes, o projeto sorteia livros de ficção entre os alunos e doa obras literárias de escritores locais para a sala de leitura ou a biblioteca das escolas participantes. Antes do encontro, os professores da escola envolvidos no projeto trabalham em sala de aula com seus alunos a vida e a obra de um escritor de Roraima. 

PUBLICIDADE

Já o autor Simão Farias Almeida conversa com os estudantes da escola Padre José Monticone, em Mucajaí (Foto: Divulgação)

“A receptividade pelos alunos tem sido ótima, o que prova que as novas gerações gostam, sim, de ler. além de demonstrar interesse, eles fazem discussões a partir dos textos que, muitas vezes, nos surpreendem”, pondera o coordenador do projeto, escritor Aldenor Pimentel.

Doação – Outra ação desenvolvida pelo projeto é uma campanha de arrecadação de livros ficcionais. As obras recebidas vão complementar a doação de livros às bibliotecas e salas de leituras das escolas públicas de Ensino Médio envolvidas no projeto. 

“A prioridade são livros de literatura brasileira, principalmente de Roraima, mas será aceita qualquer obra literária”, informa o coordenador. Segundo Pimentel, dependendo do volume arrecadado, outras escolas e espaços de leitura podem receber a doação.

Projeto é formado por oito escritores, um para cada escola (Foto: Platô Filmes)

Os pontos de coleta da campanha ficam no Espaço Cultural Harmonia e Ritmo em Boa Vista; Escola Estadual América Sarmento Ribeiro, em Boa Vista; Escola Estadual Professora Maria dos Prazeres Mota, em Boa Vista; Escola Estadual José de Alencar, em Rorainópolis; Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, em Boa Vista; Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho, em Boa Vista; Escola Estadual Padre José Monticone, em Mucajaí; e Escola Estadual Mário David Andreazza, em Boa Vista.

LITERATURA A CAMINHO - O Literatura a Caminho é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa Aldenor Pimentel e foi o único de Roraima selecionado no edital 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. O objetivo é incentivar a leitura de livros de ficção regionais entre estudantes de Ensino Médio de Roraima, por meio do contato presencial com escritores do Estado. 

O projeto pretende, até dezembro de 2019, atender oito escolas de Ensino Médio da rede estadual de Boa Vista, Mucajaí e Rorainópolis. No total, são oito escritores envolvidos no projeto, um para cada escola. Até agora já foram realizados dois encontros. Ao todo, a previsão é atingir mais de mil estudantes. Além do Instituto Itaú Cultural, apoiam o projeto a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), a locadora de veículos Europcar e o Sesc-RR.

Objetivo é incentivar a leitura de livros de ficção regionais entre estudantes (Foto Platô Filmes)

***
Gostou?
1
0
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!