Cultura

Projeto revive toadas de boi-bumbá em Roraima

Show terá a presença de David Assayag e banda Tamurá

Boa Vista terá um evento com ícones do Boi-Bumbá de Parintins, entre eles, David Assayag, a Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso, Marciele Albuquerque, a Cunhã- Poranga do Boi Garantido, Isabele Nogueira; e a Cunhã-Poranga Tamurá, Marília Pinheiro.

O evento será comandado pela Banda Tamurá que reúne nomes da cena musical de Roraima consagrados, como Karisse Blos, Paulo Braga, Orlando Junior e o maestro Wagner Lima. O show ocorre no dia 07 de novembro, no Espaço das Muralhas.

O evento terá o concurso de Cunhã Tribal Roraimense, com premiação para as três primeiras colocadas. No corpo de jurados estarão: Marcieli Albuquerque, Isabele Nogueira e a Mestre em cultura Regional (UFAM), prof. Teresa Kátia de Albuquerque.

Projeto musical idealizado pelo músico e jornalista Dennis Martins (Foto: Divulgação)

Banda Tamurá

Muitas toadas que fizeram história no Garantido e Caprichoso fazem parte do repertório musical do projeto musical idealizado pelo músico e jornalista Dennis Martins.

O grupo decidiu fazer um resgate das canções antológicas de ambos os bois. No repertório, músicas de David Assayag, Arlindo Junior e Klinger Araújo entre outros. O grupo também apresenta uma música autoral.

De acordo com Dennis, a música é capaz de transportar pessoas para um lugar de paz e energia. E por isso decidiu fundar o novo grupo. “Acho que está no meu DNA, por que meu tio cantava, e meus primos cantavam, é algo de família” disse. Para saber mais da banda, basta seguir o grupo no instagram @banda.tamura.

O que é Ocara Dabacuri?

O evento recebe o nome ‘Ocara Dabacuris’. Ocara é uma palavra da língua tupi que significa praça ou centro da taba, o terreiro central da aldeia.

Já os Dabacuris são cerimônias ritualísticas de oferecimento de alimento ou de dádivas, artesanatos e que envolvem clãs aliados e de grupos distintos com troca de riquezas, conhecimentos e referencias tribais.

Serviço

OCARA DABACURI

Data: 07 de novembro

Local: Espaço das Muralhas

Hora: 17 horas

Informações: 98111-8839

Publicidade