Cultura

Projeto vai levar Cultura à população via redes sociais

O projeto “Cultura em Casa” terá conteúdos de gastronomia, contação de histórias, exercícios aeróbicos com música, dicas de artesanato e shows transmitidos em tempo real

Cultura, entretenimento, gastronomia e música são apenas alguns dos conteúdos que a Secretaria de Cultura do governo de Roraima, pretende levar à população a partir desta segunda-feira, 30, com o projeto de mídia online “Cultura em Casa”. Em decorrência da pandemia de coronavírus e com as orientações para as pessoas permanecerem em distanciamento social, o projeto tem como objetivo entreter e informar por meio das redes sociais do Governo do Estado, diariamente.

Os conteúdos variam entre vídeos de gastronomia, contação de histórias infantis regionais, aulas de exercícios aeróbicos com música, dicas de artesanato e entretenimento, audiovisuais roraimenses disponibilizados gratuitamente, além de shows de artistas locais transmitidos em tempo real, recurso, em tempos de redes sociais, chamado de “Live”. Todos os conteúdos contam com produtores e fazedores de cultura de Roraima.

As gravações estão sendo feitas na casa de cada um dos convidados, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para preservar a saúde e evitar o contágio da Covid-19. De acordo com o secretário de Cultura, Johnson Castro, o conteúdo está sendo discutido em reuniões marcadas por telefone e realizadas por videoconferência com a equipe.

“Estamos tomando todos os cuidados para que o coronavírus não se propague ainda mais; e esse trabalho está sendo desenvolvido para levar a cultura roraimense, bem como conteúdos variados, até a casa das pessoas. O período que estamos vivendo é muito delicado e cabe a nós levar alegria e momentos de distração e informação lúdica às pessoas”, garantiu.

O projeto “Cultura em Casa” começa nesta segunda-feira, e o primeiro conteúdo será publicado às 10h. Entre os artistas convidados, estão: o escritor Zezé Maku, autor de livros dedicados ao público infantil, o cantor roraimense Halisson Crystian, a cantora mirim de Caracaraí, Marília Tavares, que participou recentemente do programa The Voice Kids.

“Para conferir os conteúdos, basta ficar atento ao Facebook e Instagram do Governo de Roraima. Todos os dias serão publicados vídeos diferentes com conteúdo para todas as faixas etárias. Ao menos uma vez por semana, faremos uma ‘Live’ com cantores locais. Todos os vídeos serão previamente divulgados para as pessoas ficarem atentas aos dias e horários. Curta, literalmente, comente e compartilhe. O momento é de ficar em casa, mas aproveitando o que Roraima tem de melhor: a nossa cultura”, concluiu Castro.

EDITAL “CULTURA EM CASA” – O secretário de Cultura, Johnson Castro, informou que a pasta está elaborando um edital para beneficiar a classe artística durante esse período de pandemia. “Ainda estamos analisando e estudando como funcionará o edital e qual recurso teremos para beneficiar a classe. Estamos correndo contra o tempo para divulgar tudo o mais rápido possível. O intuito é não deixar os artistas roraimenses desassistidos nesse período. Esse edital prevê que os inscritos façam apresentações de casa, que serão divulgadas através das redes sociais e remuneradas. Muito em breve divulgaremos mais informações”, informou o secretário