Cultura

Protetores faciais feitas por voluntários são doados pro HGR

Outras unidades de Saúde também deverão receber doações

Voluntários doaram 28 protetores faciais feitas por voluntários com uso de impressoras 3D na Uerr (Universidade Estadual de Roraima) foram doadas para profissionais de saúde do Hospital Geral de Roraima. Outras doações como estas continuarão sendo feitas em outras unidades.


A coordenadora do projeto, e professora de biologia da Uerr, Juliane Marques, explica que duas impressoras 3D da instituição foram usadas para criação das máscaras, uma do Labtema (Laboratório de Turismo, Ecologia e Ambiente) e outra do Nupecem (Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática).

“Vimos na televisão uma iniciativa global de produção de máscara para agentes de saúde, e resolvemos aderir à uma dos grupos que vem liderando as doações no Brasil, chamado Face Shield For Life (Máscaras de Proteção para a Vida). Fizemos uma campanha na internet para doação dos materiais necessários, com o apoio de quem saiba fazer os cortes do acetato de forma profissional”, afirmou.

A campanha acabou chamando atenção de servidores da saúde e comunidade em geral. Juliane destaca que o projeto está expandindo, com apoio de quem tiver impressoras 3D para ajudar na produção de máscaras, e doações de materiais, tais como acetato e elásticos.


“Recebemos uma doação de 50 metros de acetato de Manaus. E continuaremos a produção para outras Unidades de Saúde, como a Maternidade”, frisou.

O diretor administrativo do Hospital Geral de Roraima, Edgar Hoover, destacou que as máscaras doadas serão priorizadas para profissionais do bloco D, parte da unidade definida como voltada à internação de pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus.


“Toda ajuda, seja de pessoa física ou jurídica, é valida. Essa ajuda atinge o trabalho de todos que estão envolvidos com a saúde, seja médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistentes sociais, psicólogo que acompanha a família ou da limpeza”, destacou.