Cultura

Rhafael Porto fala sobre criação de histórias em quadrinhos

Rhafael Porto é artista roraimense e foi selecionado para participar do circuito 'Arte da Palavra'

O artista roraimense, Rhafael Porto foi selecionado para participar do Circuito Arte da Palavra 2020, na categoria de criação de histórias em quadrinhos.

Durante o evento virtual, ele levará uma oficina de produção de quadrinhos, instigando o olhar crítico dos participantes e levando conhecimento acerca dos materiais utilizados para confeccionar os projetos. 

Na oficina, o artista vai ensinar ao público o passo a passo de como fazer quadrinhos, escrever, apresenta-los nas redes sociais e como fazer a venda do produto. O evento será transmitido online na página 
www.facebook.com/artedapalavrasesc

O artista é graduado em artes visuais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e ficou conhecido por se destacar com histórias em quadrinhos, chegou a ganhar um concurso no Japão, ‘Silent Mangá Audition’, com uma obra chamada ‘Trust’. 

Rhafael Porto, 24 anos, é artista roraimense, e foi selecionado para participar do circuito ‘Arte da Palavra’ 2020, na categoria de criação literária com histórias em quadrinhos. Ele percorrerá 10 cidades brasileiras entre março e novembro do ano que vem. 

O artista é graduado em artes visuais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e ficou conhecido por se destacar com histórias em quadrinhos, ganhando um concurso no Japão, ‘Silent Mangá Audition’, com uma obra chamada ‘Trust’. 

  Com diversas oficinas, palestras e cursos que o artista dispôs durante o intervalo da sua graduação até a atualidade, foi selecionado para representar o Estado de Roraima no circuito nacional, começando pelo Rio Grande do Norte. Porto levará uma oficina de produção de quadrinhos, instigando o olhar crítico dos participantes e levando conhecimento acerca dos materiais utilizados para confeccionar os projetos. 

  Rhafael conta que ainda está processando que foi selecionado. “Ainda não acreditei, é uma experiência enorme ter meu trabalho reconhecido a nível nacional”, comemorou. O artista afirmou que a seleção foi muito significativa, e que pretende atender todas as expectativas do público. “Espero do fundo do meu coração que o meu trabalho traga o melhor para todos, pois é assim que estou me sentindo”. 

  Sobre o Projeto Arte da Palavra: 

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega à 4ª edição com uma versão inédita. Por conta das mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o projeto contará com uma programação online, reunindo performances artísticas e oficinas de criação. O maior circuito literário do país terá a participação de representantes de 24 estados de todas as regiões. Serão 40 escritores, poetas, rappers, slammers, contadores de histórias e outros artistas da palavra, em apresentações virtuais gratuitas.