Cultura

Roraimense fabrica selas para cavalo no quintal de casa

O processo de fabricação das selas é bastante artesanal com detalhes no couro e o cuidado de quem fabrica

A sela é um item indispensável para todo cavaleiro. Há diversos modelos e estilos dependendo do uso, se para o trabalho, dia a dia, cavalgada ou para praticar provas de rodeio.

O processo de fabricação das selas é bastante artesanal com detalhes no couro e o cuidado de quem fabrica. Em Roraima, o artesão Pedro Solon de Oliveira Silva de 46 anos montou uma pequena fábrica no quintal de casa. O aprendizado veio do seu pai Anísio de Oliveira que produziu as selas por 67 anos.

“Ele era cearense, veio pra Roraima onde aprendeu a fazer e me ensinou, e assim como ele estou ensinando aos meus filhos, por que essa arte não pode morrer com o tempo. A tradição tem que continuar, mas claro, com amor, por que precisamos trabalhar com dedicação” disse.

Além da sela, a pequena fábrica produz as barrigadas utilizadas nas selas e bainhas para facão. Seus principais clientes são lojas de produtos especializados e os próprios fazendeiros.

 “Eu digo que essa é uma profissão que irá vingar ao longo dos anos, até por que são poucas pessoas que sabem como fazer, estou passando meus ensinamentos para os meus filhos e dois funcionários, todo fazendeiro precisa de no mínimo uma sela para um cavalo, e muitos deles procuram pelos pequenos empreendedores por que o preço do material sai mais em conta” explicou.

As selas são feitas por encomenda ou a pronta entrega e custam cerca de R$750,00. As bainhas custam R$18,99. A Fabrica está localizada na Rua Granjeiro, no Jardim Caranã, n96.  As encomendas podem ser feitas pelo número (95) 991657978.