Cultura

Roteiro de observação de aves raras em Roraima atrai influenciador digital

Guilherme Serpa vai a Caracaraí e Amajari, que concentram o maior número de aves para observação

A Secult (Secretaria Estadual de Cultura e Turismo) traz ao Estado a partir deste sábado (14) até quarta-feira (18) o “Programa Voar de Novo”, que conta com a visita do influenciador digital especializado em observação de aves, Guilherme Serpa. Ele vai aos Municípios de Caracaraí e Amajari, que concentram o maior número de aves para observação.

Por meio de parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a Secult objetiva a promoção de um roteiro turístico com foco no observatório de aves endêmicas existentes apenas em Roraima.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, explica que o roteiro será guiado pelo fotógrafo e guia especializado em observação de aves, Jorge Pavani, e visa identificar as possibilidades de fomento do turismo utilizando as belezas que a natureza oferece, com a identificação das espécies e conhecimento pela sociedade.

Ele ressaltou que em Caracaraí será visitado o Parque Nacional do Viruá, o principal atrativo turístico para os observadores de aves de Roraima. Em seguida, em Amajari, será visitada a Serra do Tepequém, onde serão avistadas espécies de aves endêmicas localizadas na região.

“Essa medida é importantíssima para a divulgação de novos produtos, roteiros e serviços para alavancar o setor turístico, que vem se especializando desde 2019”, pontuou.

Para a realização do roteiro, o Governo de Roraima tem a parceria de empresas locais e das prefeituras de Caracaraí e Amajari. As atividades vão terminar com um passeio de barco na Orla do Rio Branco, no Centro de Boa Vista, com a apreciação do pôr do sol.

“Esperamos a partir desse encontro dar novo destaque ao setor de turismo para que a sociedade aproveite e valorize as belezas de Roraima, garantindo o desenvolvimento sustentável do Estado”, acrescentou.

“Voar de Novo”

O programa visa a divulgação de destinos turísticos brasileiros e do papel da aviação na retomada segura das viagens, pós-crise da Covid-19. Em Roraima, os segmentos trabalhados serão: Observação de Aves, Etnoturismo, Ecoturismo, Turismo Gastronômico, Turismo de Lazer e Turismo de Pesca Esportiva.

Roraima é um dos estados que aderiram ao projeto, que visa incentivar a retomada das viagens de avião para destinos turísticos nacionais, divulgar a malha aérea das companhias associadas, com destaque para novos destinos e voos regionais e demonstrar a segurança do transporte aéreo, com protocolos de segurança em toda a operação.