Cultura

Serralheria ajuda a compor decoração sofisticada com baixo custo

Ferro é material resistente e versátil

O ferro forjado é um dos elementos de decoração mais elegantes e bonitos. Ele existe há bastante tempo e foi bastante popular nos séculos XVI a XIX. O design da ferragem está sempre mudando de acordo com as tendências: pode ser florido ou minimalista, tradicional ou inovador, orgânico ou geométrico. Por ser inteiramente feito à mão, o ferro forjado pode ser incorporado em diversos estilos de decoração – do clássico ao contemporâneo. O visual delicado dos ornamentos e o poder do metal criam um visual ao mesmo tempo sólido e refinado.

Esse tipo de material costuma ser frequente na parte externa das casas, tanto em portões e grades nas janelas, quanto no mobiliário para o jardim. A popularidade do ferro nesses ambientes se deve ao fato dele ser resistente a diversos fatores ambientais, desde que receba a manutenção adequada. Nos últimos anos, o uso da ferragem vem se tornando cada vez mais presente também em espaços internos, como salas, quartos e cozinhas. 

O uso da serralheria na decoração de ambientes se tornou tendência e vem sendo utilizado por arquitetos e decoradores em projetos residenciais. O ferro forjado pode ser combinado com diversos outros elementos e em vários estilos diferentes. Um exemplo é o estilo industrial, que faz bastante uso de móveis feitos de ferro e madeira, dois materiais cujo contraste traz um charme a mais para o ambiente e que podem ser facilmente incorporados a qualquer projeto de design.

Uma das vantagens de se adquirir um mobiliário de ferro e madeira é a sua versatilidade. Estantes e prateleiras podem ser feitas em módulos, encaixados conforme a necessidade do residente, com nichos maiores e menores para comportar objetos de diferentes tamanhos – desde a TV até os livros. Esse trabalho pode ser feito com o auxílio de uma máquina de solda, que dá o formato desejado para o ferro fundido. Outro ponto positivo é a resistência desses materiais, que podem aguentar mais peso do que um MDF, por exemplo. Para guardar objetos pesados, considere uma serralheria.

Atualmente, o ferro está presente em várias peças de decoração e móveis – desde estrutura de luminárias e suportes para vasos e cachepots até estantes e armários. A serralheria pode ser uma saída para quem está buscando uma decoração sofisticada, mas também econômica. O ferro é um material resistente e versátil, podendo ser usado de várias formas em projetos de decoração.