Cultura

Sessão de cinema terá exibição de documentários ao ar livre

Estudantes devem levam almofadas, tapetes, toalhas ou lençóis para que ‘se joguem’ mesmo no chão

Com o objetivo de  promover uma reflexão sobre a  mobilidade urbana , ocorre nesta sexta-feira (27) uma exibição de documentários em uma sessão de cinema ao ar livre, dentro do campus da Estácio da Amazônia. a partir das 19h, no campinho de futebol.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luciana Nattrodt, a ideia é os estudantes levarem almofadas, tapetes, toalhas ou lençóis para que ‘se joguem’ mesmo no chão e assistam de maneira informal a exibição em um telão que será montado no campinho. “Nós idealizamos um evento bem despojado que vai acontecer ao ar livre, para termos um momento bem descontraído. Serão apresentados três documentários, de médias metragens, com o tema de mobilidade urbana. Dois deles são brasileiros, e terceiro, americano”, informou.

Para a coordenadora, o tema é bem atual, uma vez que a própria área de Arquitetura e Urbanismo tem debatido constantemente “sobre o desenvolvimento das cidades e também sobre sustentabilidade, sobre meio ambiente”. “Hoje em dia o ir e vir da casa para o trabalho, para os brasileiros, virou um problema nos últimos anos. E isso prejudica a qualidade de vida, principalmente, das pessoas que moram em metrópoles”, completa.

Ela observa que o estado de Roraima ainda é privilegiado nessa questão por ainda viver sem registros de congestionamentos pelas cidades, apesar de os moradores de Boa Vista já enfrentarem nos horários de pico um trânsito mais lento. E criar um momento de debates sobre a questão, no entendimento de Luciana, é fundamental para os profissionais da área de Arquitetura. “É chamar a responsabilidade para alunos e futuros profissionais, que lidam diretamente com a mobilidade, pois são quem desenvolvem os planos urbanísticos de uma cidade”, explica, ressaltando que as discussões também devem chegar ao cidadão, que precisa contribuir para essa melhoria.

“Seja em termos de participação junto aos poderes públicos, com os serviços públicos, mas também de mostrar respeito na mobilidade das pessoas que usam, por exemplo, a bicicleta como transporte, respeitando-as no trânsito; respeitar as ciclovias que foram implantadas, os espaços limitados para o transporte coletivo poder trafegar livremente sem causar congestionamentos. Então é levantar o debate e chamar para cada um a responsabilidade como cidadão dentro do meio urbano”, observa.

DOCUMENTÁRIOS

Um dos documentários que será exibido na sessão de cinema da Estácio será o ‘Veículo Fantástico’, produzido em Curitiba (PR). Fala sobre a mobilidade sustentável da capital curitibana e os desafios que as pessoas encontram pela cidade em função da locomoção que é difícil em cidades muito grandes, como metrópoles.

O segundo filme chama-se ‘Perrengue’. Ele retrata o desafio da mobilidade na cidade de São Paulo. Mostra um panorama de como a mobilidade virou um problema e já é marca registrada da Capital paulista. “No documentário, existe um ponto de vista das pessoas que estão no trânsito e a gente quer fazer um panorama dessas situações, e fazer com que isso sirva de uma ponte para um debate na instituição, entre os alunos e promover questionamentos e a interação dos alunos entre si”, explica Luciana.

O último documentário é americano, chamado ‘Portland: Celebrating America’s Most Livable City’, traduzido livremente para ‘comemorando a cidade mais habitável da América’. Segundo Luciana, o filme mostra como funciona Portland, considerada uma das melhores cidades para se viver. “A cidade conta com um sistema eficiente de transporte coletivo, e a gente quer fazer um parâmetro entre as problemáticas que vamos ver nos dois primeiros documentários brasileiros e o que seria ideal diante dessa cidade dos EUA com esse sistema eficiente”, explica.