Cultura

Tamanduá é flagrado atravessando a Ville Roy

No primeiro momento, a equipe achava que se tratava de um cachorro

Um tamanduá-bandeira foi flagrado atravessando a avenida Ville Roy nesse domingo (05). As imagens foram divulgadas hoje pela equipe Platô Filmes que fazia imagens da avenida.

De acordo com o diretor de imagens Thiago Briglia, no primeiro momento, a equipe achava que se tratava de um cachorro.

“Estávamos gravando durante o domingo, em um horário onde há pouca circulação de pessoas, quando vimos o animal. Eu estava fazendo as imagens com o uso de um drone e tentei aproximar a câmera, mas logo o animal atravessou a rua”, contou.

De acordo com o diretor de imagens Thiago Briglia, no primeiro momento, a equipe achava que se tratava de um cachorro (Foto: Platô Filmes)

O atropelamento de animais silvestres no país é a principal causa de morte de animais (Foto: Platô Filmes)

Cuidados

O atropelamento de animais silvestres no país é a principal causa de morte de animais superando caça ilegal, desmatamento e poluição. São 15 animais mortos por segundo, ou 1,3 milhão por dia e até 475 milhões por ano, segundo projeção do CBEE (Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas), da Universidade Federal de Lavras (MG).

Quem puxa a lista são os pequenos vertebrados, como sapos, cobras e aves de menor porte – respondem por 90% das mortes, ou 430 milhões de bichos. O restante se divide em animais de médio porte (macacos, gambás), com 40 milhões, e de grande porte (como antas, lobos e onças), com 5 milhões.

Os cuidados devem ser intensificados, principalmente nas estradas rurais. Manter a atenção na via e respeitar os limites de velocidade são ações que podem ajudar a salvar vidas, tanto dos animais, quanto das pessoas que estão nos veículos.

Outra orientação é nunca se esquecer de que se tratam de animais silvestres, que não estão acostumados com o contato humano.