Cultura

UFRR promove diálogos com saberes italianos

O tema da palestra desta edição será “Saberes Italianos em dialogo intercultural com o Brasil"

No dia 19 de abril será realizado o terceiro encontro on-line da I Jornada Internacional de Diálogos de Saberes Interculturais. O tema da palestra desta edição será “Saberes Italianos em dialogo intercultural com o Brasil: pátria, raça e civilização nos manuais europeus entre o final do século XIX e o início do século XX”.

A jornada é promovida pelos grupos de pesquisa Fronteiras e Alteridades e Infâncias, Interações familiares,  Cultura, Educação e Saúde, da UFRR. A atividade começará às 14h. Os interessados podem inscrever-se no site https://www.even3.com.br/ijidddsii2021.

O palestrante será o professor Paolo Bianchini, do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Università di Torino, Itália. Bianchini é fundador e diretor nacional do banco de dados italiano sobre o manual escolar Edisco. A mediação ficará a cargo do professor Marcelo Naputano, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli, fará a abertura da atividade.

Sobre o tema – Os manuais escolares sempre veicularam mensagens e valores alinhados não só com o conhecimento da ciência, mas também funcionais ao projeto político e ideológico dos governos.

A análise de uma amostra de livros de geografia italiana, francesa e espanhola publicados entre 1870 e 1920 permite apreciar como, através das descrições de outros continentes e, em particular, da América do Sul, os manuais da época transmitiam ideias de raça, nação e civilização funcionais às políticas coloniais dos países europeus da época. Estas ideias, infelizmente ainda são comuns na Europa hoje.