Cultura

UFRR realizará o Congresso Cerâmica em Roraima

Durante as oficinas serão partilhadas técnicas de produção cerâmica

O curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove, entre os dias 4 e 10 de novembro de 2019, o “Congresso Cerâmica em Roraima: ancestralidade em diálogo.A ideia é envolver os segmentos da sociedade, da academia e profissionais da área, para compartilhar e adquirir novos conhecimentos sobre cerâmica. Outro objetivo é exaltar a relevância cultural da produção em arte cerâmica dos Povos Indígenas do Extremo Norte do Brasil.

O evento propõe oportunizar espaço de diálogo criativo entre diferentes vozes produtivas em cerâmica, congregando saberes e técnicas cerâmicas ancestrais à produção contemporânea e será realizado em parceria com o “Festival da Panela de Barro” que ocorre todo ano na Comunidade Indígena Raposa I.

As ceramistas indígenas convidadas do evento acadêmico e os participantes do Congresso terão a oportunidade de conhecer a cultura cerâmica do povo Macuxi. Ceramistas pesquisadores, professores, acadêmicos e sociedade em geral poderão participar com apresentação de trabalhos, oficinas, palestras e exposição.

Durante as oficinas serão partilhadas técnicas de produção cerâmica, acabamento e queima, bem como técnicas de construção e funcionamento de forno à lenha para queima cerâmica.

Saiba mais na página do evento para inscrição e submissão de trabalho.