Cultura

Veterinária dá dicas para cuidados com animais de estimação

Temperaturas altas pedem algumas adaptações para que o seu cachorro possa manter a qualidade de vida

Calor intenso, período de queimadas e muita fumaça, não são apenas os seres humanos que sofrem com isso, os animais de estimação muitas vezes expostos ao excesso de calor também podem ter a saúde prejudicada.  

De acordo com a veterinária Ticiana Librelotto, quando a fumaça e a poeira ficam no ar ela pode prejudicar os olhos e o nariz dos pets. “Essa fumaça pode causar ressecamento, alergia, e se o animal respirar muito essa poeira ele pode ter irritação, alergia, e em casos mais graves, se a fumaça acumular no pulmão, ela pode causar uma cianose, que é uma emergência veterinária, devido à má oxigenação do sangue arterial, nesses casos os animais mostram coloração azul-arroxeada da pele, embaixo das unhas ou nas mucosas” explica.

Segundo a veterinária, quando os animais estão com calor, eles podem demonstrar alguns sinais, entre eles, boca aberta o tempo todo, respiração ofegante e dificuldade para caminhar são comuns nessa época. Algumas raças mais sensíveis podem apresentar hipertermia, pressão baixa, vômitos, insolação e até mesmo câncer de pele.

“Sabemos que muitos dos animais ficam no quintal sofrendo com o calor, e o dono pode não estar em casa, pra isso ele pode deixar baldes de água, ou até mesmo colocar o animal onde tem uma maior ventilação. É recomendado resfriar o quintal com uma mangueira para deixar mais úmido possível para o animal para tentar minimizar o calor” reforça.

Outra dica importante, é não manter o animal acorrentado. “Se o animal estiver preso ele não terá como se esconder ou escapar, nunca o deixar preso em uma região sem sombra, ou sem água” explica. Segundo ela, há vários tipos de pet, tem aqueles que ficam apenas dentro de casa e outros que só no quintal, e os cuidados devem ser reforçado para ambos. 

“A dica de ouro é fazer com que o seu pet beba bastante água, trocando sempre a água do animal por uma fresca, e até mesmo colocando gelo para deixa-la mais fria por mais tempo. Tudo isso vai incentivar os animais a se manterem hidratados” disse.

Passeios

Para aliviar, os passeios devem ocorrer pela manhã, antes das 10h, ou no final do dia, após 17h. Nos horários de pico de sol, o cão pode sofrer com desidratação, insolação e suas patinhas podem se queimar.

Para garantir que não haja queimadura nas patinhas, coloque o dorso da sua mão no asfalto e conte até 5. Se não te queimar, está seguro para seu amigo.