Violência contra a mulher é abordado em livro lançado na DPE - Folha de Boa Vista
FEMINISMO NA AMAZÔNIA
Violência contra a mulher é abordado em livro lançado na DPE
O lançamento do livro contou com uma roda de conversa que abordou também sobre direitos femininos
Por Folha Web
Em 30/08/2021 às 19:00
O livro foi lançando nesta segunda-feira (30) na DPE-RR (Foto: Acom/DPE)

Uma coletânea de textos que trata de assuntos relacionados às mulheres no âmbito Amazônico, com o objetivo de despertar a conscientização sobre a violência, faz parte do livro “Feminismo na Amazônia: violência doméstica, educação ambiental e políticas públicas”, lançado na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), nesta segunda-feira (30).

O lançamento do livro contou com uma roda de conversa sobre direitos femininos e violência doméstica, que foi mediada pela defensora pública Terezinha Muniz. Participaram do evento integrantes de movimentos e organizações ligadas aos direitos femininos e ao combate à violência contra mulheres em Roraima. A inauguração da coletânea em agosto deu-se em razão da compatibilidade do tema com o mês de conscientização contra a violência doméstica – agosto lilás.

Durante a roda de conversa foi discutido sobre violência psicológica, uma das formas de abuso mais comuns e, de acordo com a defensora pública Terezinha Muniz, muitas mulheres não conseguem identificar as características dessa forma de violência.

“Há mulheres que não se reconhecem como vítimas de violência e o lançamento dessa obra é importante, não somente para a Defensoria, mas para toda sociedade. A partir desses estudos e divulgações vamos conhecer mais sobre o assunto e ampliar a nossa rede de atuação para assistenciar sobreviventes de violência doméstica”, contou.

O defensor público-geral, Stélio Dener, apontou a elaboração do livro como uma oportunidade de reconstruir a identidade de mulheres violentadas e uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a violência contra mulheres. Além disso, pontuou que a DPE-RR apoia iniciativas voltadas para a solução de problemas sociais.

“É uma satisfação a Defensoria Pública colaborar com três excelentes autores roraimenses. A colaboração do livro traz uma importância muito grande em relação ao aprendizado e aprimoramento de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos das mulheres. Vamos cada vez mais viabilizar ações que promovam o combate à violência contra mulheres”, disse.

A socióloga e integrante do Núcleo de Mulheres de Roraima (NUMUR), Andréa Vasconcelos, esteve presente no evento e avaliou a publicação como um material necessário no enfrentamento aos crimes contra mulheres, pois, segundo ela, apesar de terem construído muitos direitos, ainda há grandes desafios pela frente. A obra é desafiadora e de grande contribuição, uma vez que discute o feminismo na região Amazônica, principalmente agora por causa da atual conjuntura, onde está presente uma onda muito forte para retirar direito. Políticas públicas proporcionam caminhos que viabilizam a autonomia das mulheres.

DIGITAL – Para que todos tenham acesso à coletânea, a obra está disponível no meio digital, nos links da obra Feminismo na Amazônia e do Repositório.

Participaram integrantes de movimentos e organizações ligadas aos direitos femininos e ao combate à violência contra mulheres (Foto: Ascom/DPE-RR)

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!