Entretenimento

Alunos aperfeiçoam técnicas em workshop de dança

Participantes adquiriram conhecimento técnico durante oficinas

Alunos de balé e jazz do programa Abrindo Caminhos participaram nessa quinta-feira (19) de um workshop, como parte da programação do I Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) em Roraima. O evento já passou por vários estados do país e em Boa Vista, está sendo realizado pela escola de Ballet Cristina Rocha, localizada no bairro Mecejana.

Durante a aula, Selena Oliveira, de 11 anos, teve a oportunidade de mostrar seu desempenho no balé. Ela participou de uma aula com a professora de dança, diretora artística, bailarina e coreógrafa Clara Pinto. “Estou achando maravilhoso porque a gente aprende novos movimentos e, participar de cursos como esse, é mais um passo que estamos dando no caminho do balé”, destacou.

A chance foi aproveitada também por Thauany Araújo, de 11 anos. Para ela, a iniciativa é um incentivo ao sonho de se tornar bailarina profissional. “Isso é uma oportunidade muito boa para mim, porque muitas pessoas querem fazer balé, mas não podem por falta de condições. Estou adorando.”

Ao todo, participaram das oficinas seis alunos do jazz e quatro do balé do Abrindo Caminhos. A responsável por eles, professora Isnaíra Menezes, explicou que a participação em eventos como esses melhora o desempenho dos alunos durante as aulas.

“Esse curso irá ajudar eles cada vez mais nas aulas, porque com isso, tudo melhora. Além de ser algo inovador no dia a dia delas também, proporcionando um crescimento”, comentou.

Além de professora de dança Clara Pinto, também é vice-presidente do CBDD. Para ela, trazer esses eventos ao Estado ajuda na valorização da dança. “É uma alegria estarmos aqui. Eu sou professora de dança e, dar aula, é uma coisa maravilhosa. Isso vai servir para crescimento e fortalecimento da dança no Estado e para o país”, enfatizou.

O Abrindo Caminhos é um programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima.

I Festival de Dança

O Festival de dança do CBDD é um evento nacional que mobiliza, reúne e apresenta o que há de melhor em cada estado por onde passa. Recheado de atividades, a programação dos dois dias prevê espetáculos premiados com as Cias de Dança do Ceará e Espírito Santo, em uma interação com as Cias, Escolas e bailarinos e bailarinas locais.

Além das oficinas, palestras, workshops e interações, realizadas na escola de Ballet Cristina Rocha, as Cias de dança locais e nacionais apresentarão espetáculos nesta sexta-feira (20) e sábado (21), no Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 19h30.