Entretenimento

Patinação atrai jovens como forma de exercício para aliviar o estresse

Para muitos que praticam o esporte, o sentimento descrito é de liberdade

Apesar de ser associada por muitos como uma brincadeira para crianças, a patinação é um esporte que pode ser praticado por pessoas de diversas idades, tanto para quem quer competir, como para quem quer ter um hobby, que sirva de distração do estresse diário. São modalidades variadas, que podem ser escolhidas de acordo com o perfil de cada um.

A acadêmica de medicina Ana Caroline Reis, de 21 anos, sempre sonhou em ter patins do modelo Quad, aquele que possui duas rodas na frente e duas atrás, conhecido por ter um estilo “vintage”. Ela só conseguiu realizar o desejo há dois anos, quando ganhou o presente dos pais no feriado natalino.

Apesar de ter sentido dificuldade para se equilibrar no início, a Ana sentia muito prazer em patinar. Depois de treinar bastante e contar com a ajuda de tutoriais na internet para aprender os truques básicos, praticar o esporte ficou mais fácil.

“Eu percebo o quão bem patinar faz à minha saúde física e mental, pois fico mais feliz e aliviada do estresse cotidiano. Como exercício físico, acho muito bom para todo o corpo, principalmente as pernas, porque sempre sinto elas queimando depois de uma hora patinando, além de ficar pingando de suor”, comentou.

A jovem tem um grupo com os amigos, também patinadores, no WhatsApp e disse que eles combinam de sair para patinarem juntos, aprenderem truques diferentes, escutarem música e, no final, o passeio termina em uma lanchonete.

“Patinar me dá uma sensação de leveza, como se estivesse voando. Quando você tem pessoas com quem compartilhar esses momentos, tudo fica ainda melhor e acaba virando um incentivo para fazer mais vezes”, ressaltou.

Isabela Mangabeira, de 18 anos, também é apaixonada pelo esporte, porém usa outro modelo de patins, o Inline, famoso por proporcionar mais velocidade durante a prática. A história da estudante com a patinação começou durante a infância, mas depois teve que ser interrompida.


O patins Inline, famoso por proporcionar mais velocidade durante a patinação. é a preferência da Isabela Mangabeira. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Quando ganhei meus patins, com uns seis ou sete anos, fiquei muito empolgada, mas o meu pé cresceu e não coube mais, então fiquei um tempo sem patinar. Em 2017, eu me deparei com um ponto de aluguel de patins em um parque, e depois disso minha vontade de voltar a praticar o esporte voltou com tudo”, lembrou.

O que começou como um hobby, para fazer só quando estivesse livre, foi ficando cada vez mais sério, até que, no início deste ano, ela se permitiu aprender novas manobras e fortalecer ainda mais a relação com o patins.

“Eu costumo andar com o meu namorado por todos os lugares possíveis da cidade, que tenham ruas boas. Porém, também gostamos de marcar rolês com o grupo de patinadores e ir nos pontos turísticos juntos”, afirmou.

Patinação para iniciantes

Na Capital, uma opção para quem tem interesse em aprender a andar de patins, mas ainda tem medo ou está receoso em investir na compra do equipamento, é alugar um par no Patins Roraima, localizado ao lado da pista de patinação do Parque Anauá. Para passear à vontade pelo local, o custo é de R$10.

Segundo a proprietária do empreendimeto, Paula Félix, de 32 anos, a empresa surgiu em 2015 e desde então tem feito sucesso. Ela afirmou que, com a pandemia do coronavírus, a demanda de clientes diminuiu, mas tem voltado a crescer conforme as medidas flexibilização.


Paula Félix transformou a paixão pelos patins em empreendimento. (Foto: Arquivo pessoal)

“Sempre que eu patinava por aí com o meu grupo, me paravam para perguntar onde comprava patins, o custo e como aprender. Então, foi aí que o Patins Roraima surgiu. O aluguel é uma ótima base para quem quer começar, pois também ensinamos e damos dicas para quem precisa. A maioria se apaixona e já compra o seu logo depois”, explicou.

Eventos de patinação


Eventos de grupos de patins têm atraído cada vez mais praticantes. (Foto:Divulgação)

Além do aluguel de patins, a empresa também promove eventos de patinação em grupo, como o “Roller Halloween”, em que patinam fantasiados pelas principais ruas da cidade, assim como os passeios durante a madrugada ou em outras datas comemorativas.

Para participar dos rolês em grupo, basta entrar em contato com a empresa pelo Instagram (@patinsroraima). A única exigência é que a pessoa tenha os próprios patins.