Entretenimento

Por que é tão fácil perder a paciência? Psicóloga explica

Ter paciência nunca foi uma tarefa muito fácil e ainda mais nos dias atuais

Enfrentar filas diariamente, ficar preso no trânsito ou demorar para ser atendido são algumas coisas que fazem parte da nossa rotina que nos ajudam muitas vezes a perder a paciência. Segundo a Associação Médica Americana, a impaciência está entre os principais fatores de risco para pressão alta em jovens adultos. E tais pessoas têm 84% mais chances de sofrer hipertensão, o que pode levar a problemas cardiovasculares como infarto e AVC (acidente vascular cerebral) precocemente.

Para a psicóloga Edgéssica Carvalho,o sentimento de impaciência pode estar associado à frustração, raiva, irritação e necessidade de controle. “Nem sempre as pessoas irão compreender o outro e a falta de paciência pode influenciar sim nas relações, por isso deve-se atentar para episódios de impaciência e/ou irritabilidade” relata.

A maioria das situações dispensa o imediatismo, mas estamos sempre com uma sensação de urgência. E isso provoca ansiedade e estresse, diminuindo a paciência.

“Ter paciência nunca foi uma tarefa muito fácil e ainda mais nos dias atuais, onde estamos cada vez mais imediatistas, dependentes de ações rápidas e práticas, e nessas situações é bem difícil manter a calma e paciência para resolver as coisas” relata.

Nesse caso, é importante trabalhar a impaciência para que ela não gere um episódio de stress, ressalta a psicóloga. “A pessoa impaciente, tende a querer as coisas do seu jeito e de forma rápida, e se não tiver, pode ser que se estresse. Com a terapia, é possível compreender o que desencadeia a impaciência e aprender técnicas para prevenir o aumento da mesma. As vezes a pessoa impaciente se não cuidar, pode gerar momentos de estresse e acabar excedendo um pouco. É preciso buscar equilíbrio” contou.


A maioria das situações dispensa o imediatismo, mas estamos sempre com uma sensação de urgência. E isso provoca ansiedade e estresse, diminuindo a paciência. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Como criar paciência?

Para a especialista, a paciência é uma habilidade que pode ser desenvolvida no dia a dia com exercícios simples como a empatia e controle da respiração. Quando perceber que está no ritmo acelerado, mesmo sem a necessidade, diminua. Busque a tranquilidade, faça uma caminhada devagar, pequenos hábitos podem trazer resultados na hora de lidar com os problemas diários.

Observe os motivos

Ter empatia e se colocar no lugares dos outros pode ser um bom exercício para criar paciência. “Nos momentos difíceis, procure respirar fundo, busque compreender o que está acontecendo ao seu redor” explica.

Atividades físicas

Opte por atividades físicas, como caminhada, com o objetivo de ter um tempo para si, refletir sobre os acontecimentos recentes. 

Faça terapia

“O auxílio da terapia pode ser fundamental, pois você irá trabalhar o autoconhecimento, tendo um pouco de compreensão sobre se mesmo” finalizou.

Edgéssica Carvalho (CRP 20/8075) é psicóloga clínica e pós graduanda em Neuropsicologia.

Por Raísa Carvalho