Entretenimento

Acomodação se tornou mais importante que o destino

Hotelaria passou a ser o item mais essencial das viagens dos brasileiros em tempos de pandemia

Com a pandemia, o perfil de viagens do brasileiro mudou. Enquanto antes as viagens eram momentos de férias e lazer, agora mais e mais pessoas procuram destinos para variar o ambiente do home office. Os viajantes mudaram suas prioridades. O brasileiro dá, no momento, mais importância à hotelaria. Um recente estudo divulgado pelo Airbnb mostrou as mudanças de comportamento dos turistas brasileiros. O coronavírus mudou os hábitos de viagem de muitos, e outros nem sequer se atreveram a viajar.

As agências Somos e Novelo foram responsáveis pela pesquisa e incluíram brasileiros das classes A e B de algumas das capitais do país. Houve uma mudança de foco do turista, que, ao invés de mirar no destino em si, passou a considerar mais a acomodação da viagem. Em tempos de distanciamento social, a acomodação se transformou no item mais importante ao se planejar um deslocamento.

Os clientes também estão atentos aos cumprimentos das normas sanitárias para uma estadia segura. Alguns pontos que o turista considera são o respeito aos protocolos de contenção do vírus e a higienização dos ambientes. Os brasileiros também estão preocupados se o local é arejado. Uma permanência longa é preferida, e a tendência do turismo de isolamento tem ganhado espaço.

Também se tornou tendência a staycation, que é ficar em um hotel na própria cidade ou aos arredores e aproveitar o local de origem mesmo. Alguns só precisam de poucos dias que cabem no bolso e podem se reenergizar nesse tempo fora de casa. Outros já fazem planos de trabalho remoto na acomodação escolhida, seja ela um hotel, pousada ou imóvel de temporada, o que chamam de workation.

Muitos procuram destinos próximos, mas com natureza. Uma parte dos brasileiros que mora em apartamento se sentiu um tanto claustrofóbica na quarentena forçada, o que os fez valorizar mais um espaço amplo e com área externa. O sol passou a ser vangloriado. Muitas fotos de pessoas em banho de sol aproveitando raios de sol em casa se proliferaram na internet.

Com isso, acomodações com áreas externas cresceram e viagens de carro foram favorecidas. Destinos distantes ainda são procurados por aqueles que buscam uma mudança de cenário. Para uma viagem de avião econômica, dá para procurar por passagens aéreas promocionais de madrugada. Horários e dias fora de pico tendem a ser mais econômicos e podem acabar proporcionando uma viagem para trabalho remoto até mesmo em outros estados do Brasil e em outros países do mundo.