Entretenimento

Aos 102 anos, idoso vai à academia diariamente

Daniel contou que recebeu o convite há dois anos e nunca mais parou

Aos 102 anos, Daniel Francisco Almeida, segue uma rotina de exercícios físicos quatro vezes por semana. As pausas são os fins de semana em que descansa, e as terças-feiras em que vai a novena.

A atividade o beneficia de duas formas: na saúde física e também na mental, pois o convívio na academia faz com que ele socialize com outras pessoas.

“Acho que todo mundo precisa fazer academia. Sempre tem muita gente e sempre conseguimos uma amizade, damos umas gargalhadas, é uma diversão à academia. É uma coisa que diverte e faz bem”, declarou.

Daniel passou a frequentar a academia há pouco tempo. “Tem dois anos, é uma coisa nova, faz pouco tempo”. O convite partiu da família de um amigo que possui uma academia, pois o idoso havia perdido a esposa e socializava cada vez menos com outras pessoas. O convite foi aceito com facilidade e hoje Daniel se orgulha de levantar barras com até 12 kg.

“O que a academia mudou na minha vida foi o seguinte, arrumei mais amigos e me sinto alegre, não estou tão só, porque vivo sozinho e netos e outros parentes não são como uma esposa”, declarou afirmando que todo mundo na academia o trata muito bem.

Mário Lima é o instrutor responsável pelos exercícios físicos de Daniel. Inclusive foi por meio da sugestão dele que o idoso iniciou as atividades sem nenhum tipo de gasto. O instrutor contou que Daniel chegou com pouca força muscular e de locomoção nos membros superiores e inferiores, então a deficiência passou a ser trabalhada.

“A força muscular para pessoas idosas é fundamental, pois as deixam mais independentes, melhorando o equilíbrio e a forma de andar, permitindo assim que eles tenham uma vida normal e continuem com suas rotinas sem depender de outras pessoas”, explicou o instrutor.

Nos treinos passados para Daniel, também é pensado na melhoria da coordenação motora e resistência aeróbica para evitar o cansaço diário durante a rotina em casa. E todas as atividades ainda refletem na melhora do sistema cardiovascular e sistema nervoso central, o que evita tanto a demência, quanto doenças como diabetes e pressão alta.

“As pessoas idosas com o passar do tempo perdem o equilíbrio fácil e necessitam de muito apoio nos banheiros para poder fazer a higiene pessoal. Os exercícios físicos vão de encontro a estas necessidades, melhorando a musculatura”, afirmou Mário Lima.

A nutróloga, Evelyn Santos de Paula, explicou que é perfeitamente normal que pessoas com idades avançadas frequentem academias, mas que é necessário realizar exames para entender a situação de saúde e ser acompanhado por um profissional habilitado.

“Enquanto houver vida pode praticar atividades físicas e isto é uma coisa que só melhora a qualidade de vida. Se passa pelo médico e os exames estão todos normais e foi liberado para a prática de atividade física, não importa se 10, 15, 20 ou 100 anos, o corpo humano é uma máquina e não foi feito para ficar parado”, disse a nutróloga. (F.A)