Entretenimento

Banda Garden realiza show especial em homenagem ao Grunge

Grunge é um subgênero do rock alternativo  que explodiu mundialmente na década de 1990

Grupos como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Stone Temple Pilots farão parte do repertório do show desta sexta-feira, 8, na Naipe Music. A Banda Garden comandará a ‘Noite Grunge’, juntamente com cantor Ishrahell.

Às vezes chamado de Seattle Sound, o Grunge é um subgênero do rock alternativo, que explodiu mundialmente na década de 1990, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e indie rock. As letras confessionais carregavam memórias do passado e questões existenciais, criando imediata identificação com os jovens da época. O resultado dessa identificação, somada à exposição causada pela MTV, fez com que o estilo desbancasse nomes do calibre de Michael Jackson e Guns N’ Roses.

O vocalista da Garden, Siddhartha Brasil, destaca que o Grunge é o principal influenciador da existência da banda. Segundo ele, o movimento espelhava o que os jovens viviam na vida real.

“A Garden surgiu nos anos 90, em pleno auge do movimento Grunge. De certa forma, Roraima é meio que Seatle do Brasil, pois estamos no extremo norte do país, com jovens procurando novas oportunidades, lidando com frustrações e falta de perspectiva. Para os jovens de Seatle, a música acabou sendo a válvula de escape para os sentimentos”, destacou.

O termo “grunge” nasceu da pronúncia da palavra “grungy”, que em inglês se refere a algo “sujo”, “imundo”. Isso descreve também o visual e o som pesado do estilo musical, que caracterizado pela combinação de punk e heavy metal. Enquanto as guitarras bebem na fonte do metal dos anos 70, as letras e a atitude são filhas legítimas do punk. Uma mistura inusitada e certeira.