Entretenimento

Chuva de meteoros pode ser vista em todo estado neste sábado

O Swift-Tuttle, dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos, a última vez que o cometa visitou o sistema solar interno foi em 1992

O fenômeno conhecido como Perseidas, ocorrerá a partir das 23h de hoje, previsto para a madrugada de hoje (12) para amanhã (13), sendo possível observar de 50, 75 e até 100 meteoros por hora.

O evento poderá ser observado nas regiões Norte e Nordeste, e Roraima é um dos estados privilegiados para assistir ao pico da chuva de meteoros. 

A “Lua de Esturjão”, última superlua do ano, com seu brilho intenso, pode ofuscar um pouco da nitidez dos cometas. 

A chuva de Perseidas ocorre devido à passagem da Terra por uma região do espaço onde encontram-se detritos deixados pelo 109P/Swift-Tuttle, um cometa que dá uma volta em torno do Sol a cada 133 anos. A última vez que o cometa visitou o sistema solar interno foi em 1992.

COMO VER MELHOR
O ideal para se observar a chuva de meteoros é estar em um local escuro e afastado das grandes cidades, de forma a evitar poluição luminosa. É também indicado que se apague as luzes próximas. E claro, é fundamental para a observação do fenômeno é o céu estar limpo.