Entretenimento

Confira 13 filmes de terror para assistir nesta sexta-feira

Acompanhado de uma boa pipoca, o cinema em casa pode fazer a sua sexta-feira,13, muito mais tenebrosa

Hoje é um daqueles dias em que os supersticiosos ficam alertas, mas há quem goste da sexta-feira 13 e de tudo que envolve a data que foi ressaltada diversas vezes no mundo geek, seja em filmes de terror ou jogos de videogame. A FolhaBV fez uma lista de filmes que acompanhados de uma boa pipoca podem fazer a sua sexta-feira,13, muito mais tenebrosa. Confira.
 
Sexta-feira 13


Jason Voorhees é o nome de um garoto que se afogou durante o Camp Crystal Lake (Foto: Divulgação)

Clássico do cinema, Sexta-feira 13 no original, em inglês: Friday the 13th é uma franquia de terror americana  lançada nos anos 80 que conta com doze filmes slasher, um programa de televisão, romances, histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos. 
A franquia concentra-se principalmente no personagem fictício Jason Voorhees, o qual se afogou, quando garoto, em Camp Crystal Lake devido à negligência da equipe do acampamento. Décadas depois, surgem boatos de que o lago está “amaldiçoado” e este, consequentemente, torna-se o cenário de uma série de assassinatos em massa.
 
A invocação do Mal 
Um marco para a sua década, Invocação do mal é um filme lançado pela Warner que teve um imenso retorno financeiro nas bilheterias. A trama é inspirada pelo casal de exorcistas Ed e Lorraine Warren, aqui vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga, e mostra um caso de assombração que a dupla enfrentou durante a década de 1970.
 
Trilogia Rua do Medo

A Netflix lançou em 2021 três filmes de uma mesma franquia. “Rua do Medo: 1994”, “Rua do Medo: 1978” e “Rua do Medo: 1666” contam a história de uma mesma cidade macabra ao longo dos anos.

Bruxa de Blair


Clássicos dos anos 90 e um sucesso absoluto do terror independente, “A Bruxa de Blair” consolidou o estilo de filme “found footage” (Foto: Divulgação)

Clássicos dos anos 90 e um sucesso absoluto do terror independente, “A Bruxa de Blair” consolidou o estilo de filme “found footage” – ou seja, aqueles onde caixas de filmes ou vídeos antigos são encontrados e ajudam a entender uma história que ocorreu no passado.

Os fantasmas se divertem
Não é tão terror assim, e sim, um clássico da sessão da tarde. Em ‘Os fantasmas se divertem’ uma família de novaiorquinos se muda para uma casa que já serve de lar há séculos para fantasmas. Incomodados com os novos inquilinos, eles convidam Beetlejuice, um fantasma especialista em assustar humanos, para expulsá-los.
 
Hereditário
Para quem busca um filme que realmente dá medo, Hereditário é um filme estadunidense de 2018, que une gêneros drama e terror, escrito e dirigido por Ari Aster e estrelado por Toni Collette, Alex Wolff, Milly Shapiro e Gabriel Byrne como uma família assombrada por uma presença misteriosa após a morte de sua avó. Hereditário foi aclamado pela crítica, com o desempenho de Collette, em especial, recebendo elogios e críticas por não ter sido indicada ao Oscar.
 
Evil Dead – A morte do Demônio
Para quem foi ao cinema e gostou de Doutor Estranho e o multiverso da Loucura e quiser conhecer um pouco mais sobre a filmologia do diretor Sam Raimi, que tal assistir ao seu clássico de terror Evil Dead – A morte do Demônio?
O filme foca-se em cinco colegas estudantes que vão de férias para uma cabana isolada numa floresta remota. Depois de encontrarem um livro que liberta uma legião de demônios e espíritos, alguns membros do grupo começam a sofrer de possessões demoníacas.
 
 
O exorcista
Esse filme deve estar na lista de todos os fãs de filme de terror do mundo. Lançado em 1973 do gênero terror sobrenatural, foi dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, baseado no livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. O livro de Blatty teve inspiração no exorcismo de um garoto de 14 anos de idade, documentado em 1949. Mesmo sendo lançado nos anos 70, é um dos filmes mais lucrativos do cinema ligado ao terror. 
 
Psicose


 O Exorcista pode ser o ápice do terror, mas nenhuma obra da lista é tão popular e influente quanto Psicose (Foto: Divulgação)

O Exorcista pode ser o ápice do terror, mas nenhuma obra da lista é tão popular e influente quanto Psicose.A trama acompanha Marion Crane (Janet Leigh), uma secretária que aplica um golpe em seu patrão e foge com dinheiro. Em sua fuga criminosa durante uma noite chuvosa, ela é forçada a parar em um motel de estrada, comandado por Norman Bates (Anthony Perkins).
 
O Iluminado
O iluminado é um filme de terror psicológico lançado em 1980, produzido e dirigido por Stanley Kubrick e co-escrito com a romancista Diane Johnson. O filme é baseado no romance homônimo de Stephen King, de 1977, e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall, Scatman Crothers e Danny Lloyd.
No filme, opersonagem central de The Shining é Jack Torrance (Nicholson), um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, que aceita uma posição como cuidador de entressafra do isolado histórico Overlook Hotel nas Montanhas Rochosas do Colorado. No inverno, Jack está com sua esposa, Wendy Torrance (Duvall) e o jovem filho Danny Torrance (Lloyd). Danny possui habilidades psíquicas que lhe permitem ver o passado horrível do hotel. 
 
Freaks
Para quem gosta de filmes antigos, pode conferir o controverso Freaks Lançado em 1932. O longa se passa em  um circo de atrações bizarras, Cleópatra é uma bela trapezista que é cortejada por um anão. Ao descobrir que ele é herdeiro de uma fortuna, ela arquiteta um plano com o seu amante, Hércules, de casar-se com o anão e depois envenená-lo. 
 
Hagazussa – A maldição da bruxa
Do cinema austríaco, “Hagazussa” conta a lenda sombria da jovem órfã Albrun e da sua luta para preservar a sanidade numa época em que existe uma linha muito ténue entre magia, fé e loucura e a população, sobretudo das zonas rurais, é assombrada por crenças pagãs de bruxas e espíritos da natureza.
 
Get Out
Get Out  ganhou o título de “Corra” em portugues, é  um filme de terror e suspense estadunidense de 2017 escrito e dirigido por Jordan Peele, sendo o primeiro trabalho do cineasta. Estrelado por Daniel Kaluuya, a obra conta a história do, o fotógrafo negro Chris Washington (Daniel Kaluuya) concorda relutantemente em conhecer a família de sua namorada branca, Rose Armitage (Allison Williams). Chris está preocupado com o fato dos pais de Rose não saberem que ele é negro. Rose, que afirma que Chris é o primeiro namorado negro dela, assegura que seus pais não são racistas.
 
Por Raísa Carvalho