Entretenimento

Confira dicas de alimentação para curtir as festas de Carnaval

Saladas, frutas e sucos são alguns dos itens indispensáveis para manter o pique

Com a festa do feriado de Carnaval, várias pessoas vão curtir a folia nos bailes, escolas de samba e blocos de rua. Para manter o pique, é fundamental ter uma boa alimentação e hidratação.

A nutricionista da saúde comunitária do Grupo Hospital Conceição, Lena Azeredo de Lima, explica os riscos que a pessoa corre quando vai pular o carnaval e tomar bebida alcoólica sem antes ter se hidratado e se alimentado bem.

“O que acontece de passar várias horas, às vezes, bebendo bebida de álcool e sem comer. Com o calor e com a movimentação, vai perder líquido, vai perder suor e vai perder sal também e açúcar. Então se a gente não se alimentar bem ou de três em três horas pelo menos, também manter a hidratação, a gente vai ter risco de se desidratar e também baixar a glicose no sangue. Então a pessoa pode passar mal, pode ter vontade de vomitar, pode desmaiar”.

A dica é beber água, água de coco ou sucos de frutas e fazer refeições leves e saudáveis. Carboidratos são liberados por dar energia ao folião, mas sem exageros. Nesse caso, saladas leves com  macarrão são indicadas. 

“Não comer comida pesada, fritura ou comida com muito gordura. Então comer frutas, saladas, vegetais, sanduíches frios. A barra de cereais vai concentrar calorias, vai ter carboidrato, vai ter açúcar para comer nos intervalos é uma boa opção. Os sucos, de preferência naturais, a água de coco também é ótima, porque além dela hidratar ela também tem esses outros sais minerais que a gente vai perdendo”.

Além disso, a nutricionista destacou ainda que é preciso ter cuidado com as comidas vendidas por ambulantes, porque os alimentos podem ficar muito tempo expostos ao sol ou mal armazenados e assim oferecerem risco para a saúde.

 

Fonte: Agência do Rádio