Entretenimento

Conheça a arte da fotografia especializada em Cosplay

Os ensaios fotográficos são como homenagens para aqueles personagens

A fotógrafa Amanda Rocha trabalha em Boa Vista com ensaios e books. Apesar de fotografar conteúdos pra internet e outros trabalhos, o grande destaque de sua arte fica por conta das fotografias de cosplays. Os famosos ‘photoshoots’.

Pra começar a entender, o termo do cosplay é uma abreviação das palavras “costume” e “play”, que é a representação de um personagem a caráter. 

Os cosplayers estão começando a perceber o quanto é bacana, divertido e principalmente, recompensador, fazer um ensaio fotográfico profissional de seus cosplays. 

Foi-se o tempo que cosplay era só para eventos, onde depois você tinha que ficar caçando as fotos em grupos ou tendo que contar com as fotos de câmera digital/celular ou mesmo receber aquelas fotos de evento cheia de propaganda e gente aleatória atrás. Agora é possível você ter um registro belíssimo dos seus cosplays em cenários incríveis, com efeitos e qualidades profissionais; e o melhor… com preços bem acessíveis.

Tudo começou quando Amanda era cosplayer e percebeu que o segmento havia criado a necessidade de uma fotografia especializada. “Há quase 3 anos. Em 2017, fiz a disciplina de fotografia com o Professor e Fotógrafo Marcelo Mora, na faculdade de Design Gráfico, e quando coloquei uma câmera na mão foi amor de primeira. Para mim, é aquela fotografia que te leva diretamente para o universo daquele personagem/cosplay!” relatou Amanda.

Suas inspirações são de fotógrafos renomados como Ronaldo Ichi, Gabrielle Eccard e Lua Morales. “Faço bastante fotografia com cosplayers, uso bastante criatividade para deixar as fotos bem mágicas, seja com cores ou com adição de efeitos. Esse estilo mágico também é possível ser utilizado em ensaios comuns e estou adaptando isso” explicou. 

Pra começar a entender, o termo cosplay é uma abreviação das palavras “costume” e “play”, (Foto: Amanda Rocha)

Para o ensaio criar o estilo próprio, a fotógrafa explica que o cenário é um dos pontos principais.

“Sempre busco um lugar que relembre/remeta àquele personagem e aonde ele vive. Também é preciso uma boa iluminação e um bom horário para as fotos, pois a pessoa estará toda caracterizada, então roupa, lentes, peruca, e isso pode ser cansativo, então o horário do final da tarde é o melhor, pelo conforto (clima) que é fornecido ao cosplayer. Outro ponto muito importante é uma pesquisa breve sobre o personagem, para ter uma boa referência de poses, expressões e depois a parte da edição das fotos (cores, elementos)”.

Além de tudo, os ensaios fotográficos são como homenagens para aqueles personagens.

“Todos os cosplays que faço são personagens pelos quais tenho um carinho muito especial. Sinto como se estivesse fazendo um vínculo a mais”

“Outro ponto que me deixa muito feliz em ser cosplayer é a reação das pessoas. Quando fiz cosplay de Ichigo Momomiya, de um anime antigo chamado Tokyo Mew Mew, eu não esperava, mas fui parada várias vezes por fãs da Ichigo, querendo tirar uma foto e fazendo elogios e dizendo o quão importante aquela personagem era para eles, que fizeram parte da infância e era muito bom poder ver alguém pessoalmente fantasiado dela. Essa é uma sensação que não tenho palavras para descrever”, contou. 

Para conhecer o trabalho da Amanda basta acompanhar as fotografias da artista por meio do instagram @versifique ou @galeriaarr.