Entretenimento

Conheça os benefícios do riso para a saúde

O riso é um comportamento humano que traz bem-estar ás pessoas, afirma psicólogo

Você já deve ter ouvido falar que sorrir faz bem à saúde, ou que é o melhor remédio. Pesquisas comprovam que quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, um hormônio que age como um “analgésico natural” e leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade, favorecendo a circulação sanguínea, que pode até mesmo inibir o estresse.

Neste sábado, 18, é celebrado o Dia Internacional do Riso. O psicólogo Wagner Costa detalha alguns dos benefícios do riso.

“O riso é um comportamento humano que traz bem-estar ás pessoas. Entre os vários benefícios podemos citar redução do estresse, queima de caloria, melhora a qualidade do sono, fortalece o abdômen, combate o surgimento de rugas, melhora a respiração e digestão, estimula a criatividade e ajuda na criação de laços com outras pessoas”, citou.

Ainda de acordo com o psicólogo, quando mais a pessoa rir, mas felicidade ela atrai. “Mostre as manifestações físicas da felicidade e você começará a sentir felicidade, pelo menos de forma branda. No dia a dia, quando as pessoas veem um sorriso estampado no rosto de alguém, tendem a responder de forma positiva”, explicou.

RIR NOS DIAS ATUAIS
– No mundo de hoje vemos que o humor está cada vez mais presente em nossas vidas, sejam pela televisão, internet ou até mesmo no nosso circulo de amizades.

As plataformas digitais se transformaram num grande palco para humoristas e comediantes brasileiros. Cada vez mais bem elaboradas, as produções audiovisuais cômicas compartilhadas on-line tornaram-se alternativa à televisão, que, por décadas, dominou a difusão de programas e seriados voltados ao humor.

Uma pesquisa da Google revelou que os canais de comédia brasileiros lideraram a audiência no YouTube. O estudo afirma que os seis principais canais humorísticos (Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, Parafernalha, Christian Figueiredo, Mr Poladoful e 5inco Minutos) ultrapassam, juntos, a faixa de 58,7 milhões de inscritos, dos 98 milhões de usuários.

Conheça alguns tipos de sorriso e os seus significados. Saber interpretar o que recebemos do outro também nos pode ajudar a nos colocarmos numa situação mais confortável.

Confira: 

Gargalhada: este é para pessoas extrovertidas e faz bem junto aos amigos que gostamos e confiamos. 

Sorriso largo: É um sorriso generoso daquelas pessoas que estão sempre abertas, receptivas. 

Sorriso verdadeiro: É aquele que chega lento, leve e torna-se solto como o vento leve que não perturba. Ele mexe com as pálpebras e passa cognitivamente sinceridade e confiança. 

Riso intermitente: É um sorriso que mostra otimismo e um ótimo sorriso para começar o dia. 

Riso que contagia: É aquele que promove o sorriso alheio que nos faz sorrir sem saber o motivo. 

Riso sem os dentes: este é um tanto quanto de pessoas controladoras. 

Riso de canto de boca: É aquele sorriso escondido, mas pode ser meio maquiavélico e um tanto sarcástico também. Como uma comemoração de algo que não quer que perceba que ficou feliz. 

Riso falso: este provoca mudança de expressão facial. A tonalidade do som da risada é distorcida, os olhos não se mexem, pois estão atentos a percepção ambiente para saber se vão perceber que é falso. 

Riso rápido: este são de pessoas egoístas, pessimistas ou introvertidas.

E aí? Você já exercitou seu senso de humor hoje? Já deu uma boa gargalhada?