Entretenimento

Curtas-metragens são exibidos em alusão ao Dia do Cinema Brasileiro

O filme de suspense 'Luiza' conta com a atuação da atriz Luana Piovani, Eriberto Leão e Paula Burlamaqui

Os curtas-metragens Luiza (2013), A Luz por um Momento (2011) e Quinta das Janelas (2013) serão exibidos a partir das 22h no programa Cabine Brasil, em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro comemorado neste sábado, 19. A transmissão ocorre pela Tv Assembelia no canal 57.3, a partir das 22h.

Todos os curtas são de autoria do cineasta e roteirista gaúcho, Pedro Foss, que tem no currículo 12 filmes em curta-metragem e traz como marca o resgate do gênero de suspense e o trabalho com grandes atores nacionais.

A diretora da TV Assembleia, Camila Dall’Agnol, frisa que, mesmo com as limitações de uma rede pública, a emissora firma parcerias, locais e nacionais, para dar visibilidade as produções brasileiras, e não poderia ser diferente no 19 de junho.

“No Cabine Brasil, nós exibimos produções nacionais, que são cedidas sem custos, pois somos uma emissora pública. Então, os cineastas, roteiristas nos encaminham suas produções gratuitamente, por isso nada mais justo do que fazermos essa exibição de curtas no dia do cinema Brasileiro”, comemora. 

O diretor de programação da emissora, Bruno Almeida, é quem costuma fazer a ponte com os produtos audiovisuais exibidos. Ele explica como se dá o processo. “Fazemos contato com os realizadores das produções audiovisuais, explicando o objetivo e a execução dos trabalhos, onde será exibido, com datas, horários e as suas finalidades. E aguardamos a liberação que é feita por meio de uma parceria conjunta, entre eles e a TV Assembleia Roraima, sem qualquer ônus”, esclarece.

Confira as sinopses dos curtas-metragens:

Título: Luiza

Atores: Paula Burlamaqui, Eriberto Leão, Luana Piovani

Direção e Roteiro: Pedro Foss

Realização: Paris Produções

Gênero: Suspense

Ano: 2013

Sinopse: O filme narra o caso de Nora (Paula Burlamaqui), uma psicanalista que vê sua rotina transforma-se em um pesadelo, quando depara-se com um homem (Eriberto Leão) que implora a sua ajuda. Não para ele, mas para a sua esposa Luiza (Luana Piovani), uma mulher, em alto grau traumático, que passou a afirmar ser uma outra pessoa após um misterioso acidente.

Título: A Luz por um Momento

Atores: Cássia Linhares, Maurício Mattar, Alexandre Scaquette

Direção e Roteiro: Pedro Foss

Realização: Paris Produções

Gênero: Suspense

Ano: 2011

Sinopse: Paula é uma mulher que após perder o bebê, entra em uma profunda depressão. Um dia o seu marido chega em casa e se depara com um bebê nos braços dela. De onde teria saído aquela criança? Conforme Paula, aquele é seu filho, devolvido por Deus. Baseado em fatos reais.

Título: Quinta das Janelas

Atores: Bárbara Paz, Rodrigo Simas, Larissa Maciel, Alberto Garrido

Direção e Roteiro: Pedro Foss

Realização: Paris Produções

Gênero: Suspense

Ano: 2013

Sinopse: Marta Fillale é uma mulher em crise, que resolve se afastar da capital e acampar em uma área florestal, durante um feriado prolongado. Sozinha, naquele local isolado, ela busca sossego. Mas, no meio da madrugada, ela percebe que tem companhia. A partir daí, um pesadelo está por começar.