Entretenimento

Designer cria personagens inspirados na rotina do jovem roraimense

Pedro Henrique Braga tem 21 anos. Seus personagens são inspirados em seus amigos

O ilustrador e designer gráfico Pedro Henrique Braga tem 21 anos, nascido em Goiânia, mora em Roraima desde 2009. Aqui, fez amigos e começou a estudar, sua rotina o inspirou a criar personagens e divulgar sua arte.

‘Inicialmente, comecei pelo celular em 2015, apenas brincando, editando fotos dos meus amigos e compartilhando nas redes sociais e meus amigos falavam pra que eu investisse nisso por eu ser “bom demais” e aí então comecei a fazer flyers de eventos de Rap que aconteciam aqui na cidade, já que na época o apoio para esse tipo de eventos eram escassos” relembra.


O grafite e a cultura Hip Hop são homenageados na arte do designer Pedro Henrique Braga (Foto: Divulgação)

Mesmo usando um celular antigo, ele começou a fazer um curso profissionalizante de design gráfico. “Ainda era como hobby mesmo, cheguei a fazer um curso iniciante em 2017, mas como sempre fui bem pobre financeiramente, nunca tive muita condição de ter um computador pra que eu pudesse praticar, então não levei o curso muito adiante, mas já fazia trabalhos comerciais, não muito complexos, pq meu celular era bem ruinzinho” relembra.

Foi em 2019, que conseguiu juntar um dinheiro e com o apoio da avó que faleceu comprou seu primeiro notebook. “Comprei o notebook parcelado e foi aí que comecei a praticar de verdade como designer, 2020 fiz uma vaquinha online para me ajudar a comprar uma mesa digitalizadora e deu bem certo, muita gente me ajudou e finalmente consegui por meus desenhos antigos no digital, graças a algumas pessoas, essa meta foi concluída e hoje vivo basicamente do designer gráfico que há em mim” contou.


Foi em 2019, que conseguiu juntar um dinheiro e com o apoio da avó que faleceu comprou seu primeiro notebook (Foto: Divulgação)

Seus personagens são inspirados na rotina da juventude roraimense, em principal, aqueles que frequentam os eventos culturais da periferia da cidade e pistas de skates, esporte do qual pratica e que já ganhou muitos campeonatos.

“Me inspiro muito no grafite, me sinto muito ligado à cultura hip-hop, tanto pelas minhas origens quanto pela influência no meio. Foi a forma que encontrei principalmente pela vontade de expressar” diz.

Ele conta que muito da sua criação vem de seus amigos. “Normalmente quando não é um personagem inspirado em mim, é inspirado em algum amigo meu. E coloco o nome da pessoa para homenageá-la” diz.

Além de divulgar seu trabalho no instagram, Pedro tem sonhos de realizar projetos maiores. “Já fiz alguns projetos “grandes”,  uma collab de estampas para uma coleção, já fiz mídias de um festival chamado ‘Festival Hypado’ para a 95k Produções e atualmente estou trabalhando em uma ilustração para um lançamento de uma música do meu mano Jovem Raro para a 95kilo Lab juntamente com a Black Apple, acredito que esses foram os projetos de mais visibilidade” diz.

Para conhecer o trabalho do artista basta segui-lo no instagram @braga_art3s

Por Raisa Carvalho