Entretenimento

Dia da Felicidade: é possível celebrar mesmo na pandemia

Cada conquista é  uma semente de onde pode brotar a felicidade de cada um, afirma psicólogo. 

Neste sábado, 20, o mundo está celebrando o Dia da Felicidade. Instituído  pela ONU (Organização das Nações Unidas). A comemoração tem como objetivo principal, minimizar  os conflitos na terra e  promover a  alegria entre os povos, evitando os conflitos e as guerras sociais. 

Mas em tempos de pandemia, em que estamos perdendo familiares, amigos e conhecidos na guerra contra o novo Coronavírus (Covid-19), é possível se comemorar esse dia? 

Para o psicólogo Marcelo Tito, ouvido pela Folha de Boa Vista,  é possível sim celebrar a felicidade, pois a humanidade está se reinventado e os valores familiares e de amizades, estão cada vez mais fortes, uma vez que em face da pandemia, as pessoas buscam estar mais perto e apoiando umas às outras. 

Ele explica ainda que o sentimento está fortemente relacionado com aquilo que cada um busca, com nossas expectativas pessoais.   

“Muitas vezes as pessoas acreditam que a felicidade depende somente do ambiente, de outras pessoas, mas ela depende muito mais do indivíduo, da forma como ele interage com as coisas ao seu redor”, reforça.

Marcelo Tito analisa ainda que a pandemia representa um momento difícil na vida de todos e que tem atendido inúmeros pacientes que precisam de ajuda para enfrentar este período. 

“Muitas pessoas desenvolveram quadros de ansiedade, estejam elas doentes, com suspeita da Covid-19, ou até mesmo por terem perdido familiares ou amigos”, revelou o profissional. 

Mas  ele acredita que é possível sim ser feliz, mesmo neste contexto de crise mundial de saúde. “A felicidade pode estar em contemplar aqueles momentos que você obtém satisfação pelo fato de estar bem ou muitas vezes por seus familiares estarem bem. Uma simples refeição em família e  realizações como conquistas pessoais, fazem a diferença”, detalha o psicólogo. 

Ele reitera que a pandemia mudou  a forma como as pessoas interagem e vivem, mas  todos continuam trabalhando, estudando e tendo que se reinventar para poder sobreviver a esse novo momento.  “E cada conquista pode ser sim, uma semente de onde pode brotar a felicidade de cada um”, reafirma. 

ORIGEM – Segundo o site Calendário Brasil, o Dia Internacional da Felicidade é comemorado anualmente em 20 de março. O International Day of Happiness, como é conhecido internacionalmente, tem o objetivo de promover a felicidade e a alegria entre os povos do mundo, evitando conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar social.

O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em junho de 2012. Mas, o pontapé inicial da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações mais felizes do mundo.

Publicidade