Entretenimento

Folclore Brasileiro tem seus relatos contados em nova série

Cultura popular é formado por diversas tradições, crenças e personagens

Com a estreia da nova série brasileira da Netflix sobre o Folclore Brasileiro “Cidade Invisível”, o tema vem sendo discutido nas redes sociais à respeito da cultura do país. Na série aparecem diversos personagens folclóricos, como a Cuca, Saci Pererê, Iara, Boto-cor-de-rosa, Tutu Marabá, Curupira, e o Corpo-Seco.

Alguns dos personagens são conhecidos da cultura da região norte, em especial, os de descendência indígena. Porém, outros são mais ligados à estados do sul do país e até de origem de outros localidades, como a África.

Saiba mais sobre os folclores:

 Um dos personagens mais famosos do folclore é o Saci Pererê. Saci, um garoto negro de uma perna só que fuma cachimbo e usa um gorro vermelho que possui poderes, ele está sempre causando problemas para as pessoas ao seu redor, fazendo diversas travessuras e pregando peças em todos. 

Outra personagem abordado na série é o Boto-cor-de-rosa, de origem indígena. O Boto surge nos rios amazônicos, se transformando em uma belo e atraente rapaz, nas noites de lua cheia, normalmente nas festividades de junho, as chamas festas juninas. Ele vem vestido de branco e um chapéu. Famoso por seduzir moças solteiras levando-as para o fundo do rio e as engravida, abandonando elas depois. Costuma-se dizer que uma criança que tem pai desconhecido é filho do boto. 

Ao longo da série mostra também a história da Cuca, trata-se de uma bruxa que consegue assumir diversas formas para conseguir seus objetivos, na maioria das vezes para assombrar crianças desobedientes. Muito citada nas canções de ninar.

Ainda, os espectadores conhecem o famoso Curupira, conhecido por ser o protetor das florestas, com sua aparência assustadora ele possui os pés pra trás, cabelos ruivos com chamas de fogo e o nariz pontiagudo. Ele é o grande protetor das matas, disposto a atacar quem desmata as florestas.

Iara, também conhecida como mãe d’água que também é de origem indígena. É uma sereia (metade peixe, metade mulher), ela é uma bela mulher que seduz e hipnotiza os homens com seu belo canto para o fundo dos rios Amazônicos os quais morrem afogado. 

Já o Tutu Marabá é conhecido por assombrar crianças que não querem dormir, muitas pessoas contam sua história em cantigas de ninar. 

Por fim o Corpo-Seco, que é um homem amaldiçoado por ter fazer maldades, prejudicando as pessoas. Era tão ruim que quando morreu nem o céu nem a terra o aceitou, fazendo com que sua alma ficasse vagando por aí assombrando as pessoas.