Entretenimento

Gestão e Imigração são prioridades, diz novo secretário

O governador Antonio Denarium (sem partido) anunciou oficialmente a mudança no cargo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), apesar da exoneração ainda não ter sido publicada no Diário Oficial do Estado. Com a saída da advogada Cecília Lorenzom, o Poder Executivo confirmou a posse do médico ortopedista Allan Garcês. A solenidade de admissão ocorre nesta sexta-feira, 03, a partir das 09h, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

Em entrevista à Folha, o médico informou que pretende realizar um trabalho de recuperação na Sesau com foco em viabilizar um modelo de gestão tanto para o Estado, quanto para o restante do país.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas no passado e pretendemos fazer uma recuperação nesta área. Colocar a saúde na melhor situação possível para servir os roraimenses. A verdade é que a expectativa é de a gente construir um modelo de saúde, que pode servir até o Brasil”, informou.

O impacto da imigração nos atendimentos à população também foi citado pelo médico como um dos pontos sensíveis, que a gestão deverá conceder uma atenção especial. “O planejamento que se faz é para atender o povo de Roraima e a migração acabou pegando todo mundo de surpresa”, declarou.

Com relação à que outros pontos podem fazer parte da nova gestão da Sesau, seja ela na melhoria de atendimento, infraestrutura ou qualificação de servidores, Garcês informou que será necessário realizar primeiro um levantamento das dificuldades para então estabelecer quais serão as prioridades da pasta.

“Inicialmente nós vamos precisar fazer um diagnóstico situacional para então poder traçar a linha de trabalho. Não há condição de dizer agora, sem fazer esse levantamento”, completou.

Já sobre assumir a Sesau, o médico ortopedista informou que foi convidado pessoalmente por Denarium para assumir o cargo e ressaltou que, em novembro, esteve no Estado para cumprir atividades do Ministério da Saúde, momento no qual conheceu o governador.

“Nós implantamos no Ministério da Saúde um programa de gestão aonde a gente retirava de Brasília os diretores e secretários, para que eles fossem para a ponta, nos estados, fazer uma gestão compartilhada. Podemos dizer que isso foi um dos motivadores que me fez ser apresentado ao governador, durante uma atividade itinerante”, informou.

Garcês desistiu de disputar prefeitura do Maranhão

Em maio do ano passado o médico Allan Garcês havia anunciado a sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís, no Maranhão, durante as eleições de 2020.

Questionado sobre o assunto, o médico informou que não irá mais concorrer ao pleito nas eleições deste ano, após receber o convite de assumir a Sesau de Roraima.

“Acontece que meu nome foi lançado pela cidade como uma das opções. No primeiro momento, a gente se colocou a disposição para São Luís, mas no final do ano surgiu esse convite do governador. Com isso, já decidi que vamos continuar o trabalho e não vamos mais concorrer ao pleito. O foco é aqui a saúde de Roraima”, reforçou.

Na época do anúncio da sua pré-candidatura, o médico era ligado ao PSL, mas assim como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ortopedista anunciou a sua migração ao partido Aliança Pelo Brasil.

Também na carreira política, o médico disputou uma vaga na Câmara dos Vereadores de São Luis nas eleições de 2016 e também para deputado federal, no pleito de 2018.

PERFIL – Nascido no Pará, o médico passou maior parte da sua carreira e vida política em São Luís, no Maranhão. Garcês fez parte do governo de transição do presidente Jair Bolsonaro e em janeiro do ano passado foi nomeado para cargo de diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, trabalho que vinha desempenhando desde então.

Possui bacharelado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1992 e Pós-Graduação em Anatomia Humana pelo Centro Universitário IBMR-RJ em 1998. Tem Pós-Graduação em nível de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (1998), tornando-se especialista em Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Subespecialista em Ortopedia Pediátrica (SBOP).

Foi professor substituto da UFPA (1993), foi professor substituto e efetivo da Universidade Federal de Roraima (2000-2005) e ex-professor de Medicina da Universidade Uniceuma (2005 a 2016).

Há 15 anos morou em Roraima desempenhou o papel de chefe do serviço de ortopedia do Hospital Santo Antônio.

Sesau soma quatro titulares em um ano

Com a nomeação do médico ortopedista Allan Garcês, a Secretaria Estadual de Saúde soma quatro titulares. O primeiro gestor foi o médico Ailton Rodrigues Wanderley, anunciado como titular da Sesau por Denarium em novembro de 2018, quando o governador ainda ocupava o cargo de interventor federal.

Em abril de 2019 o médico saiu da pasta, mas antes denunciou um suposto esquema de corrupção implantado no Hospital Geral de Roraima (HGR) envolvendo empresas terceirizadas.

Em seu lugar foi nomeado o coronel do Exército Brasileiro, Élcio Franco.

Após cerca de dois meses de gestão, o governador decidiu exonerar o militar e nomear a advogada e professora de Direito Cecília Smith Lorezom para assumir a Sesau. Na mesma ocasião, foi decretada a exoneração de Cecília do cargo que ocupava até então, de vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

A gestão da advogada foi marcada por denúncias de irregularidades, entre elas, uma representação do Tribunal de Contas do Estado por suposta abertura de processos com dispensa de licitação. (P.C.)

Publicidade