Entretenimento

Mostra de Cinema abre a programação da Parada LGBTQI+ de RR

Promovida pelo Grupo DiveRRsidade, a ação será realizada nesse sábado, dia 17, às 14 horas, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Boa Vista

“50 anos de Stonewall – Aonde Tudo Começou”. Este é o tema central da edição 2019 da Parada do Orgulho LGBTQI+ de Roraima, evento promovido anualmente pela Associação Roraimense pela Diversidade Sexual em Roraima (Grupo DiveRRsidade), em parceria com outras entidades. 

A programação terá pela primeira vez uma mostra de cinema batizada de “Cinediversidade”, que será realizada nesse sábado, dia 17, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Boa Vista. 

“Este ano nós estamos inovando na programação, trazendo a mostra de cinema com filmes que retratam as questões do cotidiano da comunidade LGBTQI, principalmente no enfrentamento da homofobia internalizada nas famílias de alguém que assume sua homossexualidade”, destacou o presidente estadual do Conselho LGBT, Sebastião Diniz Neto.

Ao todo, serão três filmes exibidos em sequência, sendo eles: “Orações para Bobby”, de Russell Mulcahy; “Carol”, do diretor Todd Haynes; e “Meninos não Choram”, de Kimberly Pierce. A ação é uma parceria com a própria instituição de ensino. 

Para este ano, a parada terá com tema “50 anos de Stonewall – Aonde Tudo Começou” (Foto: ErnaneQueiroz)

“Serão três filmes em cartaz no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Essa é uma parceria nossa com a instituição. A entrada é um quilo de alimento não perecível e esse alimento deve ser depositado na entrada [do Campus Boa Vista]. Após a exibição dos filmes nós vamos promover uma roda de conversas referente às obras que foram apresentadas”, frisou.

Outra novidade esse ano é a realização do primeiro casamento LGBT de Roraima, em parceria com o Cartório Loureiro. Serão oito casais que vão oficializar união estável no dia 29 de agosto, o prédio que fica localizado na Avenida Ville Roy, Centro.

“São seis casais de meninas, um casal de meninos e um casal trans. Eles vão participar de um ensaio fotográfico também neste sábado. Nós vamos fazer um documentário com fotos, para termos toda essa ação em arquivos, uma vez que ainda são poucos os estados que realizaram casamentos coletivos LGBTQI. Roraima estava com uma procura bem baixa e aí o cartório procurou o grupo e propôs essa iniciativa, liberando as taxas para esses casais de baixa renda”, completou.

Já em setembro, mais especificamente no dia 1º, será a vez da realização da Feira Cultural na Praça Germano Augusto Sampaio, Na ocasião, vários serviços serão oferecidos para a população, desde orientações sobre prevenção as DST/Aids, mostra fotográfica e artesanato.

No dia 14, o Grupo DiveRRsidade promoverá a Pré-Parada, um evento dançante que contará com apresentações de artistas locais e nacional, e no dia 15, a partir das 17h30, será realizada a parada no palco da Praça Vélia Coutinho. 

“Esse ano, nós optamos por usar o mesmo tema da parada de São Paulo, que foi os 50 anos de Stonewall, que é um levante da comunidade dos Estados Unidos contra a homofobia. Hoje, o Brasil é um dos países que mais realizam paradas LGBTQI no mundo. Só a da Avenida Paulista, por exemplo, atrai anualmente mais de 3,5 milhões de pessoas. Então, nós atualmente temos não só a maior realização de eventos desse porte, como também as que são mais relevantes no sentido de cobrar a aplicação de políticas públicas”, pontuou.

Presidente Estadual do Conselho LGBT, Sebastião Diniz Neto ressalta a importância do evento para o Estado (Foto: Diane Sampaio/FolhaWeb)

SERVIÇO

18ª Parada do Orgulho LGBTQI+ de Roraima

REALIZAÇÃO: Grupo DiveRRsidade

17/08 – Mostra de Cinema LGBTQI+ (Cinediversidade)

Horário: 14 Horas

Local: Auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Boa Vista

Endereço: 

Valor de Entrada: 1 Kg de Alimento não Perecível

29/08 – 1º Casamento Coletivo LGBTQI+ de Roraima

Horário: 14h40

Local: 1º Oficio de Boa Vista – Cartório Loureiro

Endereço: Avenida Ville Roy, 5636, Centro

01/09 – Feira Cultural na Germano Sampaio

Horário: 19 Horas

Local: Praça Germano Augusto Sampaio

Endereço: Rua Laura Pinheiro Maia, bairro Pintolândia

Valor de Entrada: Entrada Franca

14/09 – Pré-Parada do Orgulho LGBTQI+

A DEFINIR

15/09 – Parada do Orgulho LGBTQI+

Horário: 17h30

Local: Palco da Praça Velia Coutinho

Endereço: Avenida Ene Garcês, 927, Centro

Valor de Entrada: Entrada Franca